O Essência Festival - food, drinks & music, que durante três dias decorreu nos Jardins do Palácio de Cristal, no Porto, rendeu um total de quatro milhões de euros à cidade. A conclusão é de um estudo realizado pelo ISAG (European Business School) e pelo Centro de Investigação em Ciências Empresariais e Turismo da Fundação Consuelo Vieira da Costa. Entre os passados dias 1 e 3, o festival recebeu mais de 15 mil visitantes.
Corpo do artigo
"O retorno obtido pelas marcas que acreditaram neste festival foi francamente elevado e a satisfação dos visitantes também foi muito significativa, o melhor sinal de confiança que poderíamos esperar", afirma Nuno Guedes Vaz Pires, da Essência do Vinho, organizadora do certame.
"O balanço não pode ser mais positivo. A ideia deste festival é claramente vencedora, como o comprova a adesão fantástica que registamos. Os números alcançados mostram os méritos próprios deste conceito", acrescentou, prometendo que em 2023 o festival retornará.
Milhares de visitantes assistiram aos concertos, às atuações dos dj, às demonstrações de cozinha, às atividades de leitura e de expressão plástica.
Houve ainda uma prova de vinhos espirituosos e cervejas, assumindo-se a Essência como uma referência na produção de eventos de vinho e culinária no país.
O festival que teve como lema "food, drinks & music" [comida, bebida e música] atraiu visitantes de várias nacionalidades, como brasileiros, britânicos e alemães.
"O nível médio global de satisfação entre os participantes esteve nos 4,36 (de 1 a 5), que confirmaram ainda ter superado as expetativas (4,0 de 1 a 5). Aliás, 80,4% dos participantes expressam vontade de regressar na próxima edição", conclui o estudo.