A estação de metro de Santa Apolónia, em Lisboa, vai encerrar a partir de setembro durante oito meses. O encerramento está relacionado com a construção do túnel de drenagem, que irá passar mesmo ao lado, e que obrigará à realização de obras "de reforço estrutural das paredes".
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O primeiro túnel do Plano Geral de Drenagem de Lisboa (PGDL), que tem como objetivo prevenir as cheias e reaproveitar a água da chuva, ficou concluído esta quarta-feira. O túnel, que tem uma extensão de cinco quilómetros, irá ligar Campolide a Santa Apolónia.
No entanto, o projeto obrigará à realização de obras que não eram expectáveis, uma vez que foram encontrados alguns "obstáculos inesperados". Segundo o jornal "Público", um dos problemas tem que ver com a "a fraca consistência dos terrenos em redor da estação de metropolitano de Santa Apolónia", o que obrigará à realização de obras de reforço estrutural nas paredes, de modo a assegurar que a passagem do túnel de drenagem, que passará mesmo ao lado da estação de metro, não provoca danos.
As obras irão começar já em setembro, forçando o encerramento da estação de metro durante sete a oito meses. Isto irá impedir a ligação da linha Azul à estação e só deverá ser reposta no final de abril, obrigando ao transbordo de autocarro entre o Terreiro do Paço e Santa Apolónia, segundo avançou o mesmo jornal.
"Vamos ter de avançar com obras para reforçar o interior do túnel do metro, a partir de setembro ou outubro. Deparámo-nos, nesta ponta final da obra aqui em Santa Apolónia, com algo imprevisível. Os solos à volta do túnel do metro não eram tão bons como nós pensávamos", afirmou José Silva Ferreira, diretor-geral do Plano Geral de Drenagem de Lisboa, citado pelo Público.
Túnel
A conclusão da obra do primeiro de dois túneis do PGDL foi assinalada, esta quarta-feira, numa cerimónia que juntou o presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Carlos Moedas, a ministra do Ambiente e da Energia, Maria da Graça Carvalho, e a comissária Europeia do Ambiente, Resiliência Hídrica e Economia Circular Competitiva, Jéssica Roswall. O túnel, que começou a ser construído em dezembro de 2023, irá unir a zona de Campolide a Santa Apolónia.
"Hoje é um dia muito feliz para Lisboa. É um dia histórico, porque esta é a maior obra, a maior da Europa. Na Europa continental não há nenhuma obra como esta. Estamos a falar de um túnel que começa em Campolide e que vai por baixo do chão a 40, 70 metros e passa por baixo da Avenida da Liberdade, do Hospital de Santa Marta e da Almirante Reis, até chegar até aqui [Santa Apolónia]", afirmou Carlos Moedas.