A Estrada Nacional 222 (EN222) ao quilómetro 73, em Santiago de Piães, Cinfães, está cortada por tempo indeterminado, após a cedência de terras que provocou um buraco na via.
Corpo do artigo
"Um muro de terra cedeu e abriu um buraco numa das faixas de rodagem da estrada, obrigando ao corte nos dois sentidos, por questões de segurança", disse à agência Lusa fonte do comando distrital da GNR de Viseu.
Segundo a Câmara Municipal de Cinfães, a via "cedeu no domingo, 8 de janeiro, devido ao mau tempo, no sentido Cinfães-Souselo, ao quilómetro 73, no lugar da Ribeira, freguesia de Santiago de Piães, e a via alternativa é pela Estrada Municipal 1015 (EM1015).
Esta via municipal, que liga a EN 222 a Santo António e Sanfins, deverá ser usada "em Piães e Valbom, em S. Cristóvão de Nogueira, no sentido Souselo/Cinfães e o sentido inverso na ligação Cinfães/Souselo".
Segundo informações da Câmara Municipal de Cinfães, no norte do distrito de Viseu, na manhã de quinta-feira, haverá uma reunião no local entre a autarquia e as Infraestruturas de Portugal (IP).
Também a IP anunciou o corte da via. De acordo com uma nota de imprensa, "as equipas da IP já estiveram no local e, face à dimensão dos estragos, será necessária a elaboração de um projeto de execução para a reposição das condições de circulação".
"A intervenção deverá incluir a reposição dos sistemas de drenagem, estabilização dos taludes e construção de muros de suporte, bem como a reconstrução da plataforma rodoviária".
A IP revelou que, "enquanto decorrerem os trabalhos, a EN222 ficara cortada neste local, sendo o desvio efetuado por estradas municipais, estando devidamente sinalizados no local".
"A IP tem dado conta dos procedimentos já executados pela equipa operacional à Câmara Municipal de Cinfães, tendo-se verificado uma estreita colaboração entre as duas entidades. Solicitamos a melhor compreensão pelos incómodos e inconvenientes que esta situação possa provocar".