Estradas voltam à gestão da Câmara de Famalicão por quatro milhões de euros
Município de Famalicão aceita ficar com seis troços de vias nacionais, que estão sob a gestão da IP, após diferendo com cerca de 20 anos.
Corpo do artigo
A Câmara Municipal de Famalicão já chegou a acordo com a Infraestruturas de Portugal (IP) para a desclassificação de 36 quilómetros de estradas nacionais. São seis os troços que vão regressar à tutela municipal mediante o pagamento de quatro milhões de euros daquela empresa pública à autarquia. O acordo deverá ser formalizado em breve e põe fim a um diferendo que se arrasta há cerca de duas décadas.
As vias nacionais em causa são a EN 204-4 (no troço entre a rotunda de Sistães, em Brufe, e a estação de caminhos de ferro), a EN204-5 (entre o cruzamento de Avidos e Delães e, em Bairro, entre o Largo das Tílias e a ponte de Pinguela, a EN309 (entre Fradelos e Portela) e a EN310 (entre a Ponte de Caniços, em Bairro e Riba de Ave). Estas estradas passaram para a alçada do Município de Famalicão em 2003, contudo a IP não cumpriu o protocolo firmado, falhando o pagamento anual para a manutenção das estradas desclassificadas. O acordo inicial previa a transferência da IP para a autarquia de cinco mil euros anuais por cada quilómetro de via.