
Paulo Hernâni Magalhães tinha 24 anos
Foto: Universidade do Porto
Um estudante da Faculdade de Desporto da Universidade do Porto (FADEUP) morreu após ter caído do telhado da Escola Básica de Miragaia, no centro da cidade, enquanto recuperava um telemóvel. O funeral de Paulo Hernâni Magalhães está marcado para esta terça-feira, às 15 horas, na Igreja de Campanhã.
Segundo fonte da PSP, o acidente ocorreu por volta das 4 horas de 9 de abril, quando o jovem de 24 anos se deslocou ao topo do edifício, na Calçada das Virtudes, para recuperar o telemóvel perdido, e caiu de uma altura de seis metros. Ao que o JN apurou, Paulo Hernâni Magalhães perdeu o telemóvel na véspera, tendo-se apercebido do sucedido quando já estava com um grupo de amigos, na zona do Pólo Universitário. Foi, de imediato e com ajuda de um amigo, à procura do aparelho, repetindo o trajeto percorrido momentos antes, mas não obteve sucesso.
Já em casa, o jovem conseguiu sinalizar o telemóvel perdido através do sistema de geolocalização, a que acedeu com recurso a um outro telefone. Acompanhado pelo mesmo amigo, seguiu a indicação dada pelo serviço digital, saltou a vedação da Escola Básica de Miragaia, subiu ao telhado e encontrou o telemóvel na parte inferior da cobertura irregular do edifício. Desceu, então, até ao local que lhe permitiu recuperar o aparelho, recolheu-o e estava já a regressar para junto do amigo quando pôs o pé numa claraboia. Esta partiu-se e o estudante caiu desamparado.
Ao JN, o INEM confirmou que o Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) recebeu um alerta às 3.57 horas da passada quarta-feira "para um homem de 24 anos que sofreu uma queda de aproximadamente seis metros dentro da Escola Básica de Miragaia" e que acionou uma ambulância de emergência e a Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER) do Hospital de Santo António. "A vítima encontrava-se em estado grave e foi transportada pela ambulância, com acompanhamento médico, para o Serviço de Urgências do referido hospital", explicou.
Além dos meios do INEM, no local estiveram também os Sapadores Bombeiros do Porto, que procederam ao resgate da vítima, e a PSP. Paulo Hernâni Magalhães acabou por morrer no hospital.
Jovem descrito como "símbolo de entrega" pelos colegas
Através das redes sociais, a Associação de Estudantes da Faculdade de Desporto da Universidade do Porto (AEFADEUP) lamentou a morte do presidente da Comissão de Praxe, descrito como "um símbolo de entrega, companheirismo e dedicação" e informou que "perante as circunstâncias de fragilidade e sofrimento do presente momento" irá fornecer o "apoio necessário à comunidade escolar".
Também a instituição académica deixou uma nota de pesar pela morte do estudante, que entrou para a FADEUP no ano letivo de 2020/2021. Paulo Hernâni Magalhães frequentava o 3.º ano da licenciatura em Ciências do Desporto. "À família e amigos, a Faculdade de Desporto da Universidade do Porto expressa as mais profundas condolências", lê-se no comunicado divulgado na página de notícias da universidade.
O funeral de Paulo Hernâni Magalhães está marcado para esta terça-feira, às 15 horas, na Igreja de Campanhã.


