Um estudante da Faculdade de Desporto da Universidade do Porto (FADEUP) morreu após ter caído do telhado da Escola Básica de Miragaia, no centro da cidade, enquanto recuperava um telemóvel. O funeral de Paulo Hernâni Magalhães está marcado para esta terça-feira, às 15 horas, na Igreja de Campanhã.
Corpo do artigo
Segundo fonte da PSP, o acidente ocorreu por volta das 4 horas de 9 de abril, quando o jovem de 24 anos se deslocou ao topo do edifício, na Calçada das Virtudes, para recuperar o telemóvel perdido, e caiu de uma altura de seis metros. Ao que o JN apurou, Paulo Hernâni Magalhães perdeu o telemóvel na véspera, tendo-se apercebido do sucedido quando já estava com um grupo de amigos, na zona do Pólo Universitário. Foi, de imediato e com ajuda de um amigo, à procura do aparelho, repetindo o trajeto percorrido momentos antes, mas não obteve sucesso.
Já em casa, o jovem conseguiu sinalizar o telemóvel perdido através do sistema de geolocalização, a que acedeu com recurso a um outro telefone. Acompanhado pelo mesmo amigo, seguiu a indicação dada pelo serviço digital, saltou a vedação da Escola Básica de Miragaia, subiu ao telhado e encontrou o telemóvel na parte inferior da cobertura irregular do edifício. Desceu, então, até ao local que lhe permitiu recuperar o aparelho, recolheu-o e estava já a regressar para junto do amigo quando pôs o pé numa claraboia. Esta partiu-se e o estudante caiu desamparado.
Ao JN, o INEM confirmou que o Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) recebeu um alerta às 3.57 horas da passada quarta-feira "para um homem de 24 anos que sofreu uma queda de aproximadamente seis metros dentro da Escola Básica de Miragaia" e que acionou uma ambulância de emergência e a Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER) do Hospital de Santo António. "A vítima encontrava-se em estado grave e foi transportada pela ambulância, com acompanhamento médico, para o Serviço de Urgências do referido hospital", explicou.
Além dos meios do INEM, no local estiveram também os Sapadores Bombeiros do Porto, que procederam ao resgate da vítima, e a PSP. Paulo Hernâni Magalhães acabou por morrer no hospital.
Jovem descrito como "símbolo de entrega" pelos colegas
Através das redes sociais, a Associação de Estudantes da Faculdade de Desporto da Universidade do Porto (AEFADEUP) lamentou a morte do presidente da Comissão de Praxe, descrito como "um símbolo de entrega, companheirismo e dedicação" e informou que "perante as circunstâncias de fragilidade e sofrimento do presente momento" irá fornecer o "apoio necessário à comunidade escolar".
Também a instituição académica deixou uma nota de pesar pela morte do estudante, que entrou para a FADEUP no ano letivo de 2020/2021. Paulo Hernâni Magalhães frequentava o 3.º ano da licenciatura em Ciências do Desporto. "À família e amigos, a Faculdade de Desporto da Universidade do Porto expressa as mais profundas condolências", lê-se no comunicado divulgado na página de notícias da universidade.
O funeral de Paulo Hernâni Magalhães está marcado para esta terça-feira, às 15 horas, na Igreja de Campanhã.