Documento prevê, entre outras medidas, a implementação de dois sentidos em toda a Avenida da República. Câmara acompanha proposta mas não adianta datas para a realização das obras.
Corpo do artigo
Desde julho de 2019 que a Avenida da República, em Paredes, tem dois sentidos, mas apenas num pequeno troço entre a estação e a Igreja Matriz. Agora, um estudo de tráfego, circulação e estacionamento pedido pela Câmara, que indica várias alterações à rede viária municipal para melhorar a mobilidade e reduzir o congestionamento de trânsito na cidade, aponta como medida prioritária a implementação dos dois sentidos em toda a sua extensão (assim como alterações nos arruamentos perpendiculares).
Além disso, o estudo sugere que seja permitida a viragem à esquerda para a via em frente ao tribunal, atualmente reservada a autocarros, e colocado sentido único descendente na Praça José Guilherme, com os autocarros a terem de seguir em frente para a Rua 1.º de Dezembro.
O documento é de julho de 2021 e determina diferentes intervenções, por fases e níveis de prioridade, mas ainda nada foi feito. Contactado, o presidente da Câmara, Alexandre Almeida, garante que essas e outras obras preconizadas serão realizadas, só não diz para quando.
"Ainda não adotamos algumas das medidas apontadas porque envolvem a realização de obras e entendemos ainda não ser o momento de as realizar. Quando as grandes obras que estamos agora a realizar em Paredes terminarem, avançaremos para essas outras intervenções", adianta.
Mais mudanças
Entre as alterações previstas neste estudo para a primeira fase, com indicação de que devem "avançar o mais rapidamente possível e de forma conjunta", está ainda a colocação de sentido ascendente em toda a extensão da Rua Dr. José Barbosa Leão e possibilidade de viragem à esquerda dessa rua para a Rua Dr. José Leite de Vasconcelos.
Numa segunda fase, o estudo propõe mais mudanças, sendo que as de "nível máximo" passam pela implementação de rotundas nas interseções do quartel dos Bombeiros e Centro de Saúde e a inversão de sentido em várias ruas.
Já com prioridade média, é proposta uma ligação da Avenida do Campo das Laranjeiras à Rua da Senhora da Guia. Esta sugestão implicaria, segundo os cenários traçados, a construção de um novo túnel por baixo da A4, para diminuir filas e atrasos. Alexandre Almeida diz que essa solução será ainda estudada.