A Ethiopian Airlines, a maior companhia de aviação africana, já voa a partir do Aeroporto do Porto.
Corpo do artigo
"É importante porque é a primeira vez que uma companhia internacional vem para Portugal pelo Norte do país, pois todas as outras fizeram a sua estreia em Lisboa, depois é que vieram", assinalou o presidente da Associação do Turismo do Porto e Norte (ATPN).
A Ethiopian Airlines voa para vários destinos, principalmente África, mas também Médio Oriente e Ásia. "Esta companhia veio primeiro para o Porto e depois é que vai para Lisboa. É importante não só pelo turismo, mas também para as empresas, porque há uma forte operação de carga, e pela ligação à capital da Etiópia, e a partir daqui para muitos outros países. Além de que é a maior companhia africana", explicou Luís Pedro Martins, na quinta-feira, durante uma visita à Expo Vila Flor, uma feira de atividades económicas que decorre até domingo em Vila Flor.
O presidente do Turismo do Porto e Norte indicou ainda que os últimos dados do Instituto Nacional de Estatística (INE) indicam que a região cresceu 8% no número de hóspedes e de dormidas face a 2024. "Crescemos acima desta percentagem nos proveitos, o que está a ser feito à custa de novos mercados ou de reforço de mercados que para nós eram importantes, como o americano, o canadiano e o brasileiro", afirmou Luís Pedro Martins
Para o responsável, os números de maio do INE "são bons", em relação a todo o país. "Apesar do contexto internacional bastante adverso, o setor do turismo vai demonstrando que, tendo sido o pior setor na altura da pandemia, hoje é o melhor. Apesar do contexto internacional e da guerra, continuamos a crescer", explicou.