
Europa reafirma compromisso com o Desporto e a Cultura da eurocidade Tui-Valença
Foto: Direitos reservados
A eurocidade Tui-Valença vai receber mais de 500 mil euros de financiamento europeu, "destinados a consolidar e ampliar o seu programa conjunto de atividades culturais e desportivas", refere um comunicado desta quarta-feira do Município de Valença.
O apoio enquadra-se no Programa de Cooperação Interreg VI-A Espanha-Portugal 2021-2027 (POCTEP), que reconhece a eurocidade como "um exemplo distintivo de integração europeia, inovação territorial e dinamização conjunta entre duas comunidades vizinhas", lê-se na nota.
José Manuel Carpinteira, presidente da Câmara Municipal de Valença, afirma que "este apoio é o reconhecimento a um projeto único na Europa, com impacto direto na dinâmica social e económica da região e que diariamente cria pontes que aumentam a atratividade do território e melhoram a vida das pessoas".
No âmbito do projeto Unicidade 2030, está ainda previsto um investimento de aproximadamente 700 mil euros, financiado em 75% por fundos europeus. Segundo o comunicado, visa "ampliar atividades, aumentar a participação das comunidades e fortalecer a eurocidade como um verdadeiro laboratório vivo de cooperação europeia, promovendo inovação social e contribuindo para o desenvolvimento sustentável dos territórios fronteiriços".
