A delegação de eurodeputados do PS à Madeira que Jardim se recusou a receber disse ter feito com o Governo Regional contactos iguais aos que fez com a Câmara do Funchal e Assembleia Legislativa, que a receberam.
Corpo do artigo
O presidente do Governo Regional da Madeira alegou não ter recebido do Parlamento Europeu (PE) qualquer informação oficial da visita para não receber a delegação dos quatro eurodeputados, que inclui Edite Estrela, com quem mantém um contencioso em tribunal desde 2005, altura em que a acusou de fazer uma "peixeirada".
Ontem, em conferência de Imprensa, os elementos da delegação afirmaram ter realizado os devidos contactos, acrescentando que "chegou a estar previsto um encontro com o vice-presidente do Governo Regional, que depois disse que não estava disponível. Se resultou para nos encontrarmos com uns e não com outros, já não sei dizer porquê", salientou Edite Estrela, garantindo que a delegação "não pretende lançar ruído na comunicação, já que o importante é ajudar o povo madeirense". A eurodeputada recordou que esta é a primeira visita à Madeira de membros do PE desde a intempérie e que tem por objectivo não só expressar a solidariedade, mas também para recolher dados que possam contribuir para as decisões que a Europa venha a tomar em relação à Madeira. A reafectação dos fundos estruturais já atribuídos à região, no valor de 80 milhões de euros, é uma das questões que estarão em cima da mesa, assim como a avaliação das verbas a utilizar do Fundo de Catástrofes da própria União Europeia.