Corpo do artigo
Paulo Batista dos Santos, de 52 anos, volta a encabeçar a lista do PSD nas autárquicas, com o objetivo de cumprir o terceiro e último mandato. Contudo, desta vez, terá como adversário Raul Castro, antigo presidente da autarquia, então eleito pelo CDS-PP, agora com o apoio do PS. Com experiência autárquica e parlamentar, Paulo Batista dos Santos foi deputado pelo PSD de Leiria no Parlamento durante oito anos, onde desempenhou a função de vice-secretário da Mesa da Assembleia. Com formação na área da Contabilidade e Administração, é gestor de empresas.
Eleito pelo círculo de Leiria deputado do PS nas últimas legislativas, Raul Castro, de 72 anos, concorre desta vez como independente à Câmara da Batalha, com o apoio dos socialistas. Antes, o ex-chefe de Finanças de Lisboa conseguiu conquistar a autarquia de Leiria ao PSD, e só não cumpriu o último mandato até ao fim porque assumiu funções como deputado no Parlamento.
Horácio Moita Francisco, 69 anos, volta a candidatar-se pelo CDS-PP à Câmara da Batalha, onde exerce funções como vereador sem pelouros. Ex-gestor de empresas, o cabeça de lista foi cofundador do CDS e desempenhou funções nas Comissões Políticas Nacional, Distrital e Concelhia da Batalha. Entre 2009 e 2013, também foi vereador sem pelouros no município.
A Iniciativa Liberal também vai apresentar um candidato à Câmara da Batalha, mas ainda não foi anunciado. Nesta fase, desconhece-se quem são os candidatos dos outros partidos.
O executivo camarário é constituído por cinco elementos do PPD-PSD, um do PS e um do CDS-PP. Nas últimas autárquicas, os sociais-democratas obtiveram 53,8% dos votos, os socialistas 20% e o CDS-PP 11,9%. O PCP-PEV conquistou apenas 3,6% dos votos. Foram às urnas 57% dos eleitores.