Corpo do artigo
Moimenta da Beira é um dos concelhos do distrito de Viseu onde o PSD tem grande expressão, com sete eleições autárquicas ganhas. O PS chegou pela primeira vez à presidência da autarquia em 2009. O presidente José Eduardo Ferreira atingiu o número limite de mandatos e o PS escolheu Paulo Figueiredo, ex-presidente da Concelhia do PSD de Moimenta da Beira, que avança como independente na lista rosa, depois de uma acesa disputa entre a Concelhia e a Distrital.
O presidente da Concelhia, Alcides Sarmento, que também presidia à Assembleia Municipal, foi indicado como candidato, mas foi depois alvo de uma participação disciplinar por parte da Distrital, liderada por José Rui Cruz, que invocou "gravíssimas irregularidades" no processo de escolha. Os órgãos distritais tomaram as rédeas do processo e propuseram a Alcides Sarmento que integrasse a lista liderada pelo ex-presidente da Concelhia do PSD, Paulo Figueiredo. Ofendido com a proposta, Sarmento rejeitou-a e renunciou a todos os cargos.
Nestas eleições, sociais-democratas e centristas voltam a dar as mãos para tentar retirar o PS do poder e já apresentaram, como cabeça de lista, Jorge Costa, vereador entre 1997 e 2009.
O candidato da CDU é o advogado Augusto Praça, de 66 anos. Encabeça de lista da coligação pela terceira vez consecutiva. O Chega avança com Ricardo Fradão. Tem 38 anos e é empresário com negócios em Lisboa na área da restauração.