A similitude entre as célebres Levadas da Madeira e as Levadas do Alvão pode ser uma motivação para o projeto que o Município de Mondim de Basto está a desenvolver para potenciar turisticamente o território deste concelho transmontano.
Corpo do artigo
Esta terça-feira está reunido um conjunto de especialistas na I Conferência Levadas do Alvão e a comparação com as da Madeira foi inevitável e tem uma curiosidade histórica. “As Levadas da Madeira terão sido inspiradas na Levada do Piscaredo, de Mondim de Basto”, referiu Susana Fontinha, coordenadora da candidatura das Levadas da Madeira a Património Cultural da Humanidade, numa ideia que foi secundada por Raimundo Quintal, geógrafo madeirense que se dedica ao estudo das levadas e que, há uns anos, quando percorreu a levada mondinense percebeu a semelhança. “Digo isto meio na brincadeira mas a Levada do Piscaredo é a madrinha das Levadas da Madeira. Estou convicto que desta região de Entre Douro e Minho estão as raízes das Levadas da Madeira”, sustentou.
São, contudo, realidades não comparáveis uma vez que as Levadas da Madeira são a candidatura portuguesa em 2023 para a lista de Património Cultural da Humanidade da UNESCO e as de Mondim estão ainda em fase de embrião.
“A ideia é criar uma rede de levadas do Alvão e não só de Mondim de Basto. Reunir concelhos vizinhos que se possam associar para podermos criar escala, que promova um turismo sustentável e que as pessoas possam explorar o território e simultaneamente fazer turismo durante vários dias”, defendeu o autarca local, Bruno Ferreira, que vê nesta dádiva dos antepassados mondinenses um potencial produto turístico ao serviço do desenvolvimento económico, social e ambiental”.
A autarquia tem para já assumido as despesas de desenvolvimento do projeto que quer que seja não só da zona do Alvão, mas também do Norte e de Portugal.
Nesta missão, contará com a ajuda do Turismo de Portugal que vê nesta ideia uma “boa âncora para o desenvolvimento do território”, como considerou Lídia Monteiro, Administradora do Turismo de Portugal. “As Levadas do Alvão são projeto inovador e único no continente mas com experiência comprovada na Madeira, que é um bom exemplo de como se transformou um recurso que existia no território para o turismo”, sublinhando ser uma oferta atrativa para “mercados mais sofisticados que estão dispostos a pagar mais e procuram ofertas autênticas e exclusivas. As levadas do Alvão podem ser esse produto de excelência”, disse, garantindo que “há um conjunto de apoios financeiros e de consultoria que poderão ser úteis para o desenvolvimento desta ideia”.