Valongo rejeita ser apenas um concelho de passagem da A41 e a Câmara exige a construção do nó do Lombalho, em Alfena, e de uma via de acesso ao futuro nó da Gandra (troço da auto-estrada que está em construção) para servir a freguesia de Sobrado.
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A ligação ao nó da Gandra é prioritária, pois o Município crê que ainda será possível incluí-la na empreitada em curso. Basta a decisão política do Governo, argumenta o vereador das Obras Municipais, Arnaldo Soares, que aguarda pelo agendamento de uma reunião em Lisboa com o secretário de Estado das Obras Públicas, Paulo Campos.
No caso da ligação a Sobrado, propõe-se a execução de uma passagem desnivelada no sublanço da A41 em construção e de um arruamento com 800 metros a partir da rotunda do nó da Gandra, desembocando na Avenida de Padre Luís Pinto Carneiro e na futura variante à EN209 (Via da Lomba). O projecto da variante está pronto e foi apresentada uma candidatura aos fundos comunitários para avançar com a obra.
Já o reclamado nó de Lombalho, em Alfena, servirá o troço da A41 em operação. "Este nó chegou a estar contemplado no projecto, mas acabou por não sair do papel. O trânsito que se dirige para a A41 sobrecarrega a rede viária de Alfena, causando grandes constrangimentos", realça o autarca, lembrando que o nó poderia ligar-se à via de S. Bartolomeu que passa por cima da A41. "Bastaria fazer uma rotunda de cada lado da passagem superior que cruza a auto-estrada", acrescenta.
A pensar na introdução de portagens, a Câmara alerta para a necessidade de rasgar alternativas às estradas nacionais 15 e 209, sugerindo a municipalização dessas vias nos troços que atravessam o concelho. "A EN15 cruza o coração de Valongo. O trânsito vai aumentar tremendamente nessa estrada com o pagamento de portagens nas SCUT. Estamos a construir uma circular externa que liga o Alto da Serra à primeira rotunda de Campo, passando ao largo do centro de Valongo. Já temos três lanços executados. Essa variante passaria a estrada nacional e a parte central da EN15 seria desclassificada", assinala Arnaldo Soares.
Também a EN209, com "uma malha urbana muito carregada", não possui condições para suportar um aumento do tráfego actual. Por isso, o Município gostaria de assegurar a comparticipação estatal, através das Estradas de Portugal, para a construção das variantes das duas estradas.