<p>O Jardim Zoológico da Maia vai ser ampliado. Em terrenos adjacentes ao actual equipamento serão construídas estruturas vitais para manter o espaço aberto ao público, como uma área de quarentena para os animais. </p>
Corpo do artigo
A Direcção-Geral de Veterinária já tinha alertado os responsáveis do Zoo que a ausência de uma área de quarentena poderia levar ao encerramento do espaço. A expansão permitirá, também, melhorar as condições de acolhimento dos animais.
"É o culminar de uma luta com 20 e tal anos", desabafa Carlos Teixeira, presidente da Junta da Maia e director do Jardim Zoológico. O protocolo de entendimento entre a Câmara e os proprietários dos terrenos que servirão para ampliar o zoo foi aprovado, ontem, por unanimidade, em reunião do Executivo.
Bragança Fernandes, presidente da Autarquia, explicou que foram garantidos 10 mil metros quadrados de terreno. Em contrapartida, a Câmara comprometeu-se a viabilizar um loteamento (habitações geminadas) e a construir infra-estruturas. "É um bom acordo", sentenciou Bragança Fernandes, lembrando que o Jardim Zoológico é um "ex-libris" da Maia, frequentado por milhares de crianças todos os anos. "Foi difícil, mas a Câmara cumpriu a sua promessa", acrescentou, admitindo que a expansão pode avançar já durante este ano.
Carlos Teixeira não esconde o entusiasmo perante a transformação que se perspectiva num espaço que, em média, recebe 500 mil visitantes por ano.
O protocolo para a expansão do parque foi aprovado com os votos favoráveis da oposição socialista. Os vereadores do PS não se conformam, porém, com o facto de só terem tido conhecimento da proposta na própria reunião.