Um ferido, uma loja destruída, sete viaturas danificadas e outros prejuízos materiais num prédio adjacente é o resultado de uma explosão numa mercearia que ocorreu esta madrugada na Rua José Estêvão, em São Jorge de Arroios, em Lisboa. As comunicações telefónicas e a televisão foram também afectadas.
Corpo do artigo
A explosão ocorreu às 2.50 dentro de uma uma mercearia e feriu com gravidade um dos arrendatários, um cidadão do Bangladesh. Um vizinho socorreu o homem, que ficou bastante queimado, e retirou-o para o exterior da loja.
"O ferido, encontrado fora do estabelecimento, foi transportado para o hospital de São José e não podemos, neste momento, confirmar o seu estado de saúde", disse fonte dos bombeiros.
A "explosão muito forte", contam os vizinhos, foi seguida de um incêndio "com labaredas enormes" que destruiu o interior do espaço comercial. O mesmo vizinho que retirou o ferido ainda tentou apagar as chamas, usando um extintor, mas não foi bem sucedido.
As causas da explosão estão ainda por apurar, mas suspeita-se que tenha origem numa botija de gás, que foi projectada para a a rua. Nos destroços do incidente, eram visíveis, ainda, um aquecedor a gás e várias peças de roupa e outras mercearias, que foram projectadas para o outro lado da rua.
A explosão, seguida de incêndio, causou danos em sete viaturas, duas deles ficaram completamente destruídas. Segundo apurou o JN, junto de moradores, gerou-se alguma confusão quando alguns proprietários tentaram retirar os carros, para evitar maiores danos.
O incêndio que se seguiu à explosão queimou algumas caixas e ligações de comunicações, deixando algumas habitações sem telefone, Internet ou televisão.
A violência da explosão causou estragos, ainda por avaliar, no edifício e em janelas e estores num prédio adjacente.