Uma explosão de gás numa habitação, ao final da tarde desta sexta-feira, causou avultados danos materiais e deixou uma família desalojada em S. Bartolomeu do Mar, no concelho de Esposende. O alerta foi dado às 18.46 horas, na rua da Estrada Nova, mobilizando de imediato os Bombeiros Voluntários de Esposende.
Corpo do artigo
Para o local, foram enviadas duas viaturas de combate a incêndios e uma ambulância de socorro, envolvendo nove operacionais no total. Apesar da violência da explosão, não há registo de feridos, uma vez que os oito moradores da casa, incluindo um menor, se encontravam no exterior no momento do incidente. As vítimas foram temporariamente realojadas em casa de familiares.
Além dos bombeiros de Esposende, estiveram também no local uma viatura médica do INEM, uma ambulância da Cruz Vermelha Portuguesa (CVP) de Marinhas e uma ambulância de apoio animal dos Bombeiros Voluntários de Fão. Esta última prestou assistência a cinco gatos feridos na sequência da explosão.
A GNR tomou conta da ocorrência e está a investigar as causas do incidente.
As autoridades alertam para a importância de manter uma manutenção rigorosa nos sistemas de gás das habitações, reforçando a necessidade de medidas preventivas para evitar situações semelhantes.