
Explosão causou dois mortos, um ferido grave e dois ligeiros
Arquivo Global Imagens
Uma explosão devido a uma fuga de gás num apartamento no Machico, na Madeira, causou dois mortos, esta madrugada.
As vítimas mortais são um homem de 58 anos e uma mulher de 76 anos, segundo notícia avançada, esta segunda-feira, pelo "Diário de Notícias da Madeira". A explosão ocorreu no segundo andar do Edifício Machico Park, em Água de Pena, Machico. As vítimas residiam em dois apartamentos contíguos.
Ainda segundo o DN da Madeira, há um ferido grave e dois ligeiros que foram transportados para o Hospital do Funchal. Os três feridos estão "estáveis".
De acordo com o presidente da Câmara Municipal de Machico, Ricardo Franco, a explosão ocorreu cerca das 4.05 horas no edifício Machico Parque, uma estrutura habitacional gerida pela empresa pública Investimentos Habitacionais da Madeira, localizada na freguesia de Água de Pena.
A explosão provocou danos em vários apartamentos e numa viatura que se encontrava estacionada no exterior, sendo necessário proceder ao realojamento de cerca de dez moradores, devido a "fissuras expressivas" na estrutura do edifício e várias inundações resultantes de roturas na canalização.
O Governo da Madeira anunciou que vai proceder ao "levantamento exaustivo" do estado do bloco de apartamentos. "Uma vez que a explosão foi forte, todo o bloco será alvo de um levantamento exaustivo", refere a Secretaria Regional de Equipamentos e Infraestruturas, indicando que a "Segurança Social também está no local, caso seja necessário providenciar habitação temporária a alguns dos moradores".
Os Bombeiros Municipais de Machico prestaram socorro no local, onde também compareceram a PSP e a Polícia Judiciária, que está a investigar as causas da fuga de gás.
