A artista Joana Vasconcelos vai ficar ligada ao Centro de Mostra e Amostra dos produtos do concelho de Alijó, com destaque para o vinho. Resulta da recuperação e adaptação da antiga mercearia, a Casa dos Noura, na sede de concelho, por parte da Câmara Municipal.
Corpo do artigo
O autarca, José Paredes, anunciou que o Centro vai ser inaugurado no dia 8 de abril, sexta-feira. A cerimónia vai contar com a presença da Secretária de Estado do Desenvolvimento Regional, Isabel Ferreira.
O presidente da Câmara de Alijó considera que este é um "ótimo momento para lançar um equipamento tão importante para o concelho e para a região".
Joana Vasconcelos vai ter uma exposição temporária de 15 peças artísticas. Chama-se "Quatro Paredes Caiadas" e está ligada ao "ambiente doméstico", diz a artista conhecida mundialmente pelas peças gigantes.
Do ponto de vista artístico, a autarquia de Alijó adianta que a exposição de Joana Vasconcelos é uma forma de disponibilizar aos visitantes "uma oferta que habitualmente encontram apenas nos grandes centros". Ao mesmo tempo, contribui para "o aumento da visibilidade nacional e além-fronteiras do novo equipamento e do concelho de Alijó".
O Centro de Mostra e Amostra vai mostrar o que de melhor se produz no Concelho de Alijó, nomeadamente vinhos, azeites, mel e artesanato. Também tem espaços para degustação e tertúlias vínicas.
De acordo com o Município de Alijó trata-se de um investimento de "aproximadamente um milhão de euros na requalificação de um dos edifícios mais distintivos da vila de Alijó". A Casa dos Noura é um solar erigido no fim do séc. XIX, com uma arquitetura ao gosto da região do Douro