O F. C. Porto vai disputar um jogo de apoio ao povo da Madeira defrontando uma seleção mista de jogadores do Marítimo e do Nacional, reforçada com Cristiano Ronaldo, que já garantiu a disponibilidade para participar.
Corpo do artigo
O desafio de solidariedade ainda não tem data nem local, mas foi acertado directamente pelo presidente portista Pinto da Costa com Miguel Sousa, membro da assembleia municipal do governo regional.
O craque do Real Madrid, melhor futebolista do Mundo em 2008, confirmou a presença ao dirigente portista, informou o director de comunicação "azul e branco", Rui Cerqueira.
"O FC Porto quer expressar pesar por tudo aquilo que se passou e quer fazer tudo o que for necessário no sentido de, enquanto instituição, poder ajudar o povo da Madeira", disse Jesualdo Ferreira.
Antes de responder às questões sobre o triunfo 5-1 sobre o Sporting de Braga, o técnico falou em "associação imediata à tristeza" do povo da região autónoma, bem como de Ruben Micael, o jogador portista oriundo da Madeira.
"No FC Porto associamo-nos de imediato à tristeza que ele tem enquanto jogador de futebol, mas fundamentalmente como madeirense. Associamo-nos à dor de todos os madeirenses", disse Jesualdo Ferreira, que, a pedido de Ruben Micael, surgiu na conferencia de imprensa com a bandeira da sua região natal.
Antes do desafio da 20. jornada, as equipas guardaram um minuto de silêncio com a mesma bandeira colocada no centro do relvado enquanto boa parte dos 46 403 adeptos nas bancadas bateu palmas.
O temporal que assolou a Madeira no sábado provocou 42 mortos, 120 feridos, cerca de 250 desalojados e uma onda de destruição na costa sul do arquipélago.