Edifício com escola, loja de instrumentos, estúdio de gravação e auditório inaugurado esta sábado em Viana do Castelo. Investimento é superior a um milhão de euros e deverá criar 40 postos de trabalho.
Corpo do artigo
Toca e canta praticamente todas as canções de Rui Veloso e este sábado, na inauguração de um espaço que andava a sonhar há uma década, não deixou de se referir ao seu ídolo. O trabalho do cantor, compositor e guitarrista esteve sempre presente a longo do seu percurso até à concretização do "Amadeus Music Center", uma "casa de música e artistas", que construiu em Viana do Castelo.
O edifício custou "mais de um milhão de euros" e agrega escola com capacidade para até 300 alunos, loja de instrumentos, auditório com 90 lugares e estúdio de gravação. E também a valência de desenvolvimento de software para o ensino artístico, através da empresa MUSa Software.
O projeto cria 40 postos de trabalho, 17 diretos e 23 indiretos (na sua maioria professores), e junta o melhor dos dois mundos do empresário Amadeu Palhares de 51 anos, que possui formação musical e em Engenharia Mecânica, na vertente de Gestão de Produção.
Isto começou quando, após sete anos a exercer engenharia, senti que a podia pôr ao serviço da arte e da música
"Isto começou quando, após sete anos a exercer engenharia, senti que a podia pôr ao serviço da arte e da música", contou ontem à margem da inauguração do espaço, situado nas imediações da cidade, junto à rotunda do Carreteiro.
A loja de instrumentos, que ocupa todo o rés-do-chão do edifício de arquitetura contemporânea, encheu. Principalmente com gente ligada ao meio musical e artístico.
"É uma casa de música, de artistas e também virada para as diferentes artes, como produção musical, teatro e performance. É uma casa que vai dar resposta cabal a quem tem essas necessidades", afirmou Amadeu Palhares, referindo que o projeto "já andava a ser desenhado há cerca de dez anos" e esteve previsto para três localizações antes de chegar à definitiva.
O seu grupo empresarial a que deu o nome de Amadeus já existe há 20 anos, em instalações menores, já com escola, loja de instrumentos e serviço de desenvolvimento de software.
Rui Veloso é um ícone da música e acredito que é uma pessoa sensível a uma construção destas
Mas o sonho da música começou praticamente na infância e quem conhece o empresário desde a juventude, habituou-se a vê-lo sempre acompanhado da sua guitarra.
"Foi um bichinho que começou aos 11 anos, quando um amigo meu tocou os primeiros acordes. Adorei. Comecei a tocar guitarra e senti-me muito feliz durante muitos anos", recordou, referindo: "Sou fã do Rui Veloso. Ao ponto de tocar quase todas as músicas dele. É um ícone da música e acredito que é uma pessoa sensível a uma construção destas. Quem sabe este ainda vai ser um local de encontro", concluiu.