Rosto da nova geração de armadores, esta terça-feira, Fábio Coentrão partilhou a sua experiência na pesca sustentável com alunos de uma escola de Matosinhos. Tendo um dos seus barcos de como cenário, na Docapesca, o ex-futebolista sensibilizou os mais novos em prol de um mar com futuro.
Corpo do artigo
Entre o grasnar das gaivotas e perante quem tem ainda todos os sonhos do mundo, Fábio Coentrão respondeu à curiosidade de crianças do 4.º ano da Escola Básica 1 do Godinho, em Matosinhos, a quem falou sobre a importância da pesca sustentável e preservação dos oceanos.
O ex-futebolista participou, esta terça-feira à tarde, numa ação especial inserida na IV Semana Mar para Sempre (que se prolonga até 17 de novembro), para sensibilizar para o consumo responsável de pescado.
Na Docapesca Matosinhos, Coentrão partilhou com o grupo de crianças convidadas, as suas origens humildes em Vila do Conde, passando pelo sucesso no futebol, até ao regresso às origens na pesca, meio no qual nasceu e no qual se estabeleceu por conta própria, quando começou a preparar a retirada dos relvados.
"Fiz uma carreira bonita, mas tudo o que é bom acaba e eu não posso ficar à sombra da bananeira", afirmou, perante o entusiamo de um menino que também joga à bola.
“Acho que é o meu dever, faz parte dos mais velhos ensinar os mais novos e faço-o com todo o gosto, sem dúvida alguma”, confessou o antigo jogador do Rio Ave, Benfica, Real Madrid e Sporting, entre outros, sobre a adesão à iniciativa.
Tido como exemplo da nova geração de armadores, Fábio Coentrão foi escolhido pela MSC- Marine Stewardship Council, uma organização internacional, não governamental e sem fins lucrativos que desenvolve um programa de certificação de pesca sustentável, como protagonista do evento.
“Queremos transmitir aos jovens que existe um futuro neste setor da pesca, que pode existir um mar para sempre, mas temos que garantir que as coisas são bem feitas, através de uma pesca sustentável. E é isso que queremos passar, que os mais de 400 produtos com o selo azul que temos hoje no mercado são o significado de compromissos que visam reconhecer pescadores como o Fábio”, explicou o responsável da MSC Portugal, Rodrigo Sengo.
Durante a sua intervenção, Fábio prometeu aos mais novos uma ida à pesca numa das suas embarcações. “num dia de verão, quando estiver muto bom tempo”. Desta vez, visitaram o barco Cidade Celestial que, sem largar a âncora, coloriu o que dito pelos mais crescidos, em prol de um futuro sustentável.