Antiga PSA conseguiu produzir mais 15% no primeiro semestre deste ano em relação ao ano passado.
Corpo do artigo
O fabrico de carros no Centro de Produção da Stellantis (antiga PSA Mangualde), que produz veículos Peugeot, Citroën e Opel, aumentou 15 por cento no primeiro semestre deste ano, em comparação com igual período de 2020, ano em que a empresa esteve encerrada cerca de um mês e meio devido à pandemia.
Os dados foram avançados ao JN por fonte da fábrica, que se escusa a adiantar o número exato de carros que foram produzidos entre os meses de janeiro e junho para as marcas Peugeot, Citroën e Opel.
Vários modelos
Nos primeiros seis meses de 2020 tinham saído das linhas de produção 35 800 viaturas. A antiga PSA de Mangualde fabrica atualmente os modelos Peugeot Partner/Rifter, Citroën Berlingo/Berlingo Van e Opel Combo/Combo furgão. A montagem de veículos para a marca Opel arrancou em 2019. Este ano, a produção na empresa, tal como aconteceu com outras fábricas automóveis, também esteve interrompida, não por causa do confinamento, como ocorreu em 2020, mas devido à falta de componentes, em particular de chips.
Os trabalhadores ficaram em casa pelo menos três vezes, numa média de uma semana por cada interrupção.
"À semelhança do que está a acontecer com vários setores de atividade a nível mundial, a Stellantis Mangualde, no primeiro semestre de 2021, teve de ajustar a sua produção devido à escassez de componentes eletrónicos", precisa a mesma fonte. A montagem dos veículos parou ontem para férias dos trabalhadores, sendo retomada a 23 de agosto.
Postos de trabalho
A fábrica de automóveis de Mangualde tem atualmente 900 funcionários e trabalha em três turnos. A equipa da noite foi retomada em abril de 2018, depois de ter sido extinta dois anos antes.
"Apesar de estarmos a viver uma situação de instabilidade devido à situação de escassez de componentes eletrónicos, a previsão de produção para os próximos meses é de manter os volumes de produção e consequentemente manter os níveis de emprego", garante a empresa.
Curiosidades
Recordes
2019 e 2020 foram os melhores de sempre em termos de produção para o centro de produção de Mangualde. Há dois anos foram fabricados 77607 veículos e em 2020 64659.
Último 2cv
O último Citroën 2CV (dois cavalos) produzido no mundo saiu de Mangualde, a 27 de julho de 1990.