Especializado visa aproximar os jovens do mundo do trabalho, com cursos em áreas tecnológicas estratégicas e forte ligação ao tecido empresarial local
Corpo do artigo
Apontado como “um marco na modernização do ensino profissional”, o Centro Tecnológico Especializado Industrial (CTE-Industrial) é hoje inaugurado na Escola Secundária do Marco de Canaveses. A cerimónia inclui um desfile de moda com criações dos alunos do curso Técnico de Design de Moda.
O CTE-Industrial do Agrupamento de Escolas n.º 1 do Marco de Canaveses vai lecionar os cursos de Técnico de Eletrónica, Automação e Computadores e Técnico de Design de Moda, escolhidos com base em critérios estratégicos definidos pelo Sistema de Antecipação das Necessidades de Qualificação e articulados com a realidade empresarial da região. A ideia é aproximar os jovens do mundo do trabalho, com formação em áreas tecnológicas estratégicas e forte ligação ao tecido empresarial local.
A indústria de malhas e confeção é um dos vetores da economia local que se dispersa pelas regiões do Tâmega e Sousa e Vale do Ave.
Da cerimónia de inauguração desta unidade de ensino profissional agendada para hoje, constará com um momento simbólico e criativo: um desfile de moda com peças produzidas pelos alunos do curso Técnico de Design de Moda.
Para Berta Magalhães, diretora do agrupamento, este dia representa “a concretização de uma visão ambiciosa que se iniciou com o desafio lançado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR)”, no âmbito da modernização da oferta dos estabelecimentos de ensino e da formação profissional. O CTE reforça a Escola Secundária de Marco de Canaveses com sete salas especializadas e capacidade para cerca de 200 alunos, dotando-os de competências em áreas tecnológicas essenciais à renovação industrial.
“Era uma oportunidade irrecusável para melhorar a escola e preparar os nossos alunos para os desafios da indústria atual”, sublinha a responsável.
“O nosso foco é qualificar jovens com competências ajustadas às exigências tecnológicas da indústria moderna”, explica a diretora. Entre os equipamentos disponíveis, destacam-se soluções de robótica industrial, impressão 3D, corte têxtil automático, bordados, gravação a laser, entre outros, todos integrados num conceito que apelidam de “fábrica dentro da escola”.
Jovens entusiasmados
Na Escola Secundária do Marco de Canaveses, os alunos do 11.º ano do Curso de Design de Moda do CTE Industrial começam a destacar-se pela dedicação e criatividade. Entre eles, Vânia Moreira e António Coutinho são dois jovens que demonstram grande entusiasmo e ambição.
Vânia Moreira, de 16 anos, revela que a paixão pela moda vem desde a infância. “Sempre me inspirou desde pequenina, gosto muito de ver os desfiles”, afirma. Quando soube da abertura do curso de Design de Moda, não hesitou em fazer dele a sua “primeira escolha”. É que, apesar de “também gostar da área da veterinária”, o seu sonho “sempre esteve ligado à moda”.
“Aprender a fazer as próprias roupas é espetacular”, acrescenta a jovem, que foi das primeiras a concluir a costura das suas peças de roupa para o desfile que abrilhanta a hoje inauguração do CTE Industrial do Marco.
Também António Coutinho, de 17 anos, encontrou neste curso a oportunidade ideal para desenvolver a sua vocação. “É um curso relacionado com a moda, de que eu gosto muito. Fazer uma peça do zero e saber como tudo funciona é o que me motiva”, afirma. O jovem acredita no potencial profissional da área e pretende seguir uma carreira no setor.