A nova fábrica de vacinas do grupo espanhol Zendal, em Paredes de Coura, deverá ser inaugurada no próximo dia 20 de outubro.
Corpo do artigo
Segundo apurou o JN, está prevista a presença do primeiro-ministro António Costa em Paredes de Coura para a inauguração da nova fábrica de vacinas, estando neste momento a ser acertados os pormenores da cerimónia inaugural.
A nova unidade de fabricação de vacinas, primeira do país, representa um investimento de 22 milhões de euros e arranca a laboração com 30 postos de trabalho.
A fábrica do grupo Zendal, que tem sede em Porriño, na Galiza, que começou a ser construída em 2020, ocupa uma parcela de 50 mil m2 no Polígono Industrial de Formariz, no concelho de Paredes de Coura, dos quais atualmente 4000 m2 foram já construídos com áreas técnicas, unidade de produção, armazém e escritórios, bem como um equipamento de 380 m2 destinado ao tratamento das águas residuais industriais derivadas do processo de produção.
Em Porriño, a Zendal possui uma equipa formada por mais de 350 pessoas, maioritariamente quadros de alta qualificação. As suas instalações têm mais de 152 mil metros quadrados. Atualmente, exporta os seus produtos de saúde animal e humana para 65 países.