Antiga hidro-elétrica esteve para ser demolida, mas foi doada à Câmara de Estarreja, que decidiu investir na preservação do património e quer relançar atividade económica em declínio.
Corpo do artigo
A antiga hidro-elétrica de descasque de arroz, junto à linha de caminho-de-ferro, em Estarreja, dá, a partir deste sábado, lugar ao Museu Fábrica da História – Arroz. A intervenção, que pretende preservar a memória e património local, ao mesmo tempo que relança a atividade económica ligada a este cereal, é inaugurada, às 17 horas, pelo primeiro-ministro Luís Montenegro.
A fábrica, construída por Carlos Marques Rodrigues, encerrou no final do século passado e estava “extremamente degradada e em risco de ruína”, pelo que o Município de Estarreja notificou os proprietários para procederem à “demolição”, relembra a vereadora Isabel Pinto. Em 2015, estes decidiram doar o imóvel e “o presidente da Câmara entendeu que era um pedaço da identidade” local e deveria ser reabilitado.