O atendimento através do Facebook tem facilitado o debate e diálogo entre o presidente da Câmara de Mirandela e os munícipes, assim como a resolução de pequenos problemas do quotidiano do município.
Corpo do artigo
Este é o balanço que o autarca António Branco faz da experiência de dois meses nas redes sociais, em que contabiliza "cerca de mil amigos" no Facebook e um leque variado de solicitações, perguntas e observações por parte dos munícipes.
"Tem sido muito interessante", afirmou à Lusa, com alguns exemplos de "coisas simples" que conseguiu resolver e que de outra forma nunca lhe chegariam, nomeadamente através dos canais tradicionais de contacto entre a autarquia e o público.
O autarca social-democrata contou que conseguiu resolver "em dois dias o problema apresentado por uma senhora que tem um filho que gosta de ir de bicicleta para a escola, mas que não tinha onde estacionar" o veículo.
A Câmara colocou na escola equipamento para parquear bicicletas e numa rua da cidade um corrimão para apoiar idosos na subida de uma escada pública, depois de um munícipe ter alertado para esta dificuldade.
António Branco já esclareceu também outros que o questionaram sobre "a cor estranha" que o rio Tua apresenta devido a um fenómeno natural, mas que na cidade era associada a descargas poluentes.
Na lista de problemas a resolver ficam situações como a apresentada por uma senhora de uma aldeia do concelho indignada com a erva que invade as ruas e que fez questão de comprovar anexando uma fotografia no Facebook.
No debate que desenvolve por esta via com os munícipes, o autarca disse já ter sido confrontado "com situações mais desagradáveis", mas garantiu nunca ter sido "alvo de insultos, o que demonstra o civismo e educação das pessoas".
Com o recurso às redes sociais na Internet, António Branco pretende "facilitar a vida de muitos que, por falta de tempo ou por necessidade de se deslocarem, ou até por dificuldades de agenda, não teriam a oportunidade de colocar as suas questões, fazer observações e sugestões ao presidente da Câmara".
Com este novo espaço, Branco propõe-se também "informar com assiduidade os munícipes do estado e vida do município, das obras e projetos, dos concursos e oportunidades e muitos outros assuntos de caráter económico, social e cultural que possam interessar aos mirandelenses".