Fado clássico, contemporâneo, estudantil de Coimbra e dançável, remisturado por um DJ, vai ouvir-se no novo festival "Arcos Fado Fest", que se realiza a partir desta sexta-feira e até domingo, no anfiteatro do Trasladário em Arcos de Valdevez.
Corpo do artigo
Marco Rodrigues, curador do novo festival, será uma da atrações num concerto no sábado à noite, em que apresentará o seu último trabalho dedicado a Carlos do Carmo. No domingo, será a vez de atuar a fadista Sara Correia. Para se juntarem ao evento, que estreia no centro da vila de Arcos de Valdevez, com dois palcos ao ar livre, foram convidados fadistas e novos talentos do Minho.
Para o fadista Marco Rodrigues, filho do cantor popular local, Carlos Rodrigues, o evento representa “a concretização de um sonho”. Na conferência de imprensa de apresentação da iniciativa, que esteve marcada para 7 e 8 de junho, mas acabou por ser adiada para este fim-de-semana, o artista considerou que este será “o segundo festival de fado do mundo”, sendo o primeiro realizado em Lisboa.
“Gostaríamos de trazer para Arcos de Valdevez algo para que as pessoas percebessem o que é a textura e o viver à volta desta música, do fado”, disse, indicando que durante o certame, o público poderá deparar-se com espetáculos “de fado intimista” na rua.
O objetivo será “abrir espaço para novos talentos, jovens, que sejam apaixonados por fado, mas que não têm a proximidade desejada”, realça Marco Rodrigues, acrescentando que “juntar vinho verde ao fado, quando este é uma música urbana que está junto ao vinho maduro, pode ser uma ideia incrível”.
O evento pode atrair gente do Norte de Portugal e da Galiza, que de outra forma não têm acesso a espectáculos de fado. Além de concertos com fadistas profissionais e amadores, o público poderá dançar ao som de temas como “a Mariquinhas”, com a “batida” do DJ Freak.
Vinho verde
O "Festivinhão", evento que vai decorrer em paralelo com o "Arcos Fado Fest", contará com um total de 21 expositores - 16 de vinho (Arcos de Valdevez, Ponte da Barca, Viana do Castelo, Valença e Monção) e 5 de produtos locais.