O concelho de Famalicão assinala, esta sexta-feira, os 51 anos do 25 de Abril com a tradicional sessão solene da Assembleia Municipal.
Corpo do artigo
A sessão solene começa às 10 horas, com o hastear da bandeira e hino nacional, seguindo-se uma homenagem aos ex-presidentes da Assembleia Municipal de Famalicão na Terceira República.
A homenagem "é completamente merecida e surge de forma natural", realça o presidente da assembleia municipal de Famalicão, João Nascimento. "Numa altura em que tantas vezes as instituições democráticas são postas em causa por atentados à democracia, é importante que relembremos e reconheçamos tudo quanto os que nos antecederam fizeram pela comunidade no exercício dedicado à causa pública, para que hoje possamos permanecer nos trilhos da Democracia”, aponta o dirigente, acrescentando que é “uma forma de gratidão e reconhecimento”.
Para João Nascimento, a sessão solene evocativa do 25 de Abril é “um exercício de memória coletiva da comunidade, para que a efeméride não caia, em tempo algum, no esquecimento, sob pena de, acontecendo, nos vermos no perigoso caminho da repetição histórica que nos leve de novo aos extremismos e à intolerância”.