Famalicão vai ter mais 500 lugares em creches e estruturas de apoio a idosos
O concelho de Famalicão vai ter mais de 500 novas vagas em creches, unidades residenciais para idosos e centros de atividades ocupacionais para portadores de deficiências fruto das novas estruturas que estão a ser construídas e da ampliação das já existentes.
Corpo do artigo
As obras em causa, que totalizam um investimento total de 15 milhões de euros, estão a ser concretizadas com financiamento do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e do PARES 3.0, e agora também com ajuda da Câmara Municipal. O Município vai atribuir um apoio total de 415 mil euros a dez instituições sociais. Três estão a construir edifícios de raiz e as restantes vão ampliar e remodelar as construções já existentes para poderem aumentar o apoio social.
Na vila de Joane, o Centro Social de Paroquial está a construir uma Estrutura Residencial para a Pessoa Idosa (ERPI) com 40 camas, que vai permitir que o serviço de apoio domiciliário funcione sete dias por semana para dar resposta a 60 utentes. Deverá estar concluído em maio do próximo ano, altura em que está prevista a conclusão da construção do Centro de Atividades e Capacitação para a Inclusão (CACI) da A ACIP – Ave Cooperativa de Intervenção Psicossocial.
Este novo equipamento social para jovens e adultos com deficiência ou incapacidade está a ser construído em Antas, Famalicão e terá capacidade de acolher 30 utentes.