O concelho de Famalicão vai passar a ter recolha de resíduos orgânicos. O protocolo da Câmara Municipal com a empresa responsável já foi aprovado e deverá ser colocado em prática dentro de pouco tempo.
Corpo do artigo
A recolha deste tipo de resíduos vai começar com uma fase piloto que poderá avançar dentro de "poucos meses" e vai abranger a zona urbana, nomeadamente os grandes produtores de resíduos orgânicos como restaurantes, instituições e empresas com cantinas.
Segundo o presidente da Câmara de Famalicão, Paulo Cunha, o sucesso desta fase poderá levar ao alargamento da recolha a outros pontos do concelho.
"O objetivo é que, tão rapidamente quanto possível, se aumente o grau de execução da recolha seletiva que até agora só abrangia o cartão, o plástico, o vidro e o metal", afirmou.
Com a recolha de resíduos orgânicos, Paulo Cunha acredita que haverá uma redução da quantidade de resíduos entregues para aterro, o que é "um ganho ambiental" e económico. "Quanto menos for para aterro, menos a Câmara paga, e isso vai repercutir-se na fatura dos consumidores", esclareceu.