Família faz peditório para trasladar corpo de emigrante que morreu na Bélgica

Armando Santos
Armando da Silva Moreira dos Santos, de 51 anos, soube em agosto que tinha cancro do pulmão. Natural de Castelo de Paiva, vivia em Bruxelas, na Bélgica, há 15 anos, ficou hospitalizado e acabou por falecer no passado dia 14.
Corpo do artigo
A trasladação do corpo, explica a irmã, Assunção Santos, custa aproximadamente cinco mil euros, valor que a família não tem forma de custear. Por isso, foi lançado um peditório solidário com esse fim, tendo sido distribuídas latas onde podem ser colocados donativos em vários estabelecimentos comerciais do concelho de Castelo de Paiva.
"O corpo vai sair de lá no dia 27 e chega cá no dia 29. E são precisos cinco mil euros que nós não temos. Ele era uma pessoa muito alegre e muito querida cá", conta Assunção Santos, referindo que o irmão, que trabalhava na construção civil, estava de baixa há oito anos e já passava algumas dificuldades, que o faziam vir menos a Portugal.
Segundo Assunção Santos, também na comunidade belga em que o irmão estava inserido está a ser realizado um peditório idêntico. Armando Santos deixa uma filha de 16 anos. "Se for angariado valor a mais fica para ela", refere.
A Ação Social do Município de Castelo de Paiva está a acompanhar o caso.
