Vestidos com longas túnicas pretas que lhes cobrem o corpo, com uma coroa de sisal colocada sobre a cabeça tapada, uma corda em torno da cintura e de pés descalços, os farricocos voltam a sair à rua, esta quinta-feira à noite, na Procissão do Ecce Homo (“Eis o Senhor”), em Braga.
Corpo do artigo
A Procissão do Ecce Homo integra a Semana Santa de Braga. Na celebração, os Farricocos carregam as matracas que quebram o silêncio e transportam os fogaréus que iluminam a cidade. A partir das 21.30 horas, mais de três dezenas destas misteriosas figuras integrarão um cortejo que se assume como um convite à reflexão.
Entre as várias celebrações da Semana Santa de Braga, a Procissão do Ecce Homo – uma evocação do julgamento de Jesus Cristo – destaca-se como uma das mais impactantes e singulares, atraindo fiéis e também muitos curiosos, sobretudo devido à presença dos farricocos, que são a personificação dos penitentes: a aparência austera e enigmática com que se apresentam recorda antigas práticas penitenciais, numa espécie de apelo ao arrependimento pelos males praticados.
“Queremos que quem assiste leve daqui algo que promova a introspeção. Que permita a cada um olhar para dentro, olhar para si próprio e equacionar a vida do dia a dia”, explicou o coordenador da procissão, Jorge Santos, que recebeu o JN na Igreja da Misericórdia, de onde o cortejo parte para percorrer o centro histórico da cidade.
Duas dezenas de quadros
Com organização da Irmandade da Santa Casa da Misericórdia de Braga, a procissão tem um único andor – do “Senhor da Cana Verde” – e cerca de duas dezenas de quadros representativos, nos quais se integram figuras bíblicas e alegóricas, como os soldados romanos, as mulheres de Jerusalém ou os juízes. “Toda a preparação requer um trabalho logístico cada vez mais complexo, mas que é fundamental para darmos dignidade a uma manifestação que diz tanto a tantas pessoas”, sublinhou Jorge Santos.
A procissão, que exibe também as 14 obras de misericórdia, contará hoje com dois novos quadros, a Última Ceia e a Crucificação, que já deveriam ter sido exibidos no ano passado, o que não aconteceu devido à chuva que impediu a saída do cortejo.