A emoção e a fé das gentes de Vila Praia de Âncora marcaram, esta quinta-feira, a procissão naval das festas em honra de Nossa Senhora da Bonança, que decorrem até domingo naquela localidade.
Corpo do artigo
O quadro que se repete todos os anos, sempre que as condições de mar o permitem, é um dos pontos altos das festividades locais, envolvendo as comunidades piscatórias de Caminha e Vila Praia de Âncora Ancora. Embarcações saem das duas localidades e vão de encontro umas das outras.
Num dos barcos de Caminha segue a imagem da Senhora da Insua para a levar ao encontro da Senhora da Bonança. O desembarque no portinho de pesca de Vila Praia de Âncora, é sempre um momento de grande emoção. As imagens são levadas depois em andores, sobre tapetes de sal que as gentes locais criaram nas ruas do portinho para receber Nossa Senhora da Ínsua, a quem este dia foi dedicado.
Esta quinta-feira à noite, no âmbito das festas, sairá também à rua Nossa Senhora de Fátima, numa procissão de velas que percorre Vila Praia de Âncora. Do programa das festas faz ainda parte, um espetáculo de Quim Barreiros.
A sexta-feira é dedicada ao emigrante, sábado é dia de cortejo etnográfico à tarde e no domingo também de tarde, realiza-se a procissão em honra da Senhora da Bonança, na qual participa também a imagem da Senhora da Insua que foi transportada de Caminha pelo mar até àquela localidade.
Um concerto dos D.A.M.A e sessão de fogo de artifício, encerram aquelas festas, muito ligadas à classe piscatória local.