A partir desta quinta-feira à tarde e até ao próximo domingo, a cidade de Mirandela será palco da vigésima quinta edição da Feira da Alheira, que promete atrair milhares de visitantes de várias regiões de Portugal e da vizinha Espanha.
Corpo do artigo
A feira celebra o produto ex-libris de Mirandela eleito, em 2011, como uma das sete maravilhas da gastronomia portuguesa. A edição deste ano assinala os 25 anos de promoção daquele enchido de fumeiro e, segundo a organização, vão estar presentes “cerca de 100 expositores distribuídos por uma área de 11.500 metros quadrados, que vai do Parque do Império até o Mercado Municipal, passando pela Zona Pedonal da Rua da República”.
Sinónimo de reconhecimento e de qualidade, a Alheira de Mirandela IGP (Indicação Geográfica Protegida) transporta consigo outras distinções, como o sexto galardão consecutivo “Prémio Cinco Estrelas”. Também recentemente, um ranking publicado no final de janeiro de 2025 pelo site TasteAtlas, "elegeu a Alheira de Mirandela como o melhor enchido do mundo”, sublinha a organização, que é uma parceria entre a Câmara Municipal, a Associação Comercial e Industrial de Mirandela (ACIM) e a Mircom.
Ao longo dos quatro dias de celebrações, os visitantes terão a oportunidade de participar em diversas atividades: showcookings, degustações, exposições e animação musical. A artista Romana atua amanhã (sexta-feira) e, no sábado, os visitantes poderão assistir ao espectáculo “Para sempre Marco”, numa homenagem a um dos maiores ícones da música portuguesa, Marco Paulo.
Hoje, destaca-se o II Encontro Cinegético do Município de Mirandela, que reunirá cerca de 500 amantes do mundo da caça e um desfile equestre proporcionado pela Escola Profissional Agrícola de Carvalhais.
No sábado, no Museu da Oliveira e do Azeite, o evento contará com um seminário sobre turismo gastronómico, “reforçando a ligação entre a gastronomia local e a sustentabilidade alimentar”.
No seu alinhamento, destaca-se ainda a apresentação do "Festival Gastronómico TENAZ_ Mirandela na ponta dos dedos", um evento inovador que celebra a cultura e a gastronomia de Trás-os-Montes, centrando-se no conceito de "finger food" (pequenas porções de comida que se comem à mão) e nos produtos autóctones.
Para o último dia desta feira reserva-se o Baile do “Entrudo trapalhão”, com o grupo musical Dupla Face, transportando para o recinto os foliões da época carnavalesca.
Ao longo dos quatro dias, a programação inclui ainda arruadas, Dj’s e atividades ao ar livre.
Produto gera 30 milhões de euros
Atualmente, Mirandela possui 12 cozinhas regionais e sete unidades industriais dedicadas à produção de alheiras, sendo cinco delas certificadas com Indicação Geográfica Protegida (IGP).
Este produto emblemático gera mais de 30 milhões de euros anuais, criando aproximadamente 760 postos de trabalho e contribuindo de forma significativa para a economia local e o desenvolvimento da região.
Alheira de Mirandela IGP
É um enchido fumado em forma de ferradura, de cor castanho-amarelada, com aproximadamente 25 cm de comprimento e 3 cm de diâmetro, e peso compreendido entre 150 e 200 g.
É obtida a partir de carne de porco de raça Bisara (ou do seu cruzamento com outras raças, desde que com 50% de raça Bísara), carne de aves, carne de animais de caça (facultativo), pão regional de trigo, banha de porco e azeite de Trás-os-Montes DOP ou similar, condimentados com sal, alho e colorau. O interior apresenta uma textura heterogénea e é constituído por uma pasta fina e grumosa, na qual se apercebem pedaços de carnes desfiadas.