"Sonriente, está en Maia". Pode ser em castelhano, em galego ou até em "portunhol". O importante é ter muitos visitantes do lado de lá da fronteira. À 21.ª edição, a Feira de Artesanato da Maia, que começa este sábado e se prolonga até 10 de julho, quer internacionalizar-se de vez.
Corpo do artigo
António Silva Tiago, vice-presidente da Câmara da Maia, diz que a promoção foi feita e que a ambição é mesmo ter muitos turistas a visitar o certame que juntará cerca de 150 artesãos na Praça Central, junto à Câmara Municipal.
"A Feira de Artesanato já é uma marca consolidada no concelho e queremos internacionalizá-la cada vez mais. O foco é atrair mais pessoas além do concelho e da região Norte", acrescentou o autarca, salvaguardando que já nas edições anteriores tem sido registada uma afluência cada vez maior de forasteiros, sobretudo da Galiza. No ano passado, no total, o certame recebeu 200 mil visitantes, contabiliza o município.
Inauguração
A inauguração está marcada para as 15 horas deste sábado. No recinto será possível encontrar arte tradicional de todo o país. Até dia 10, todas as noites haverá animação musical. E estarão disponíveis, ainda, um espaço infantil (insufláveis, ateliês, pinturas faciais, jogos didáticos e desporto), um restaurante, um bar e esplanadas.
A Feira de Artesanato estará aberta entre as 18 e as 24 horas de segunda a quinta-feira; das 18 à uma da manhã às sextas-feiras; das 15 à uma da manhã aos sábados; e das 15 às 24 horas aos domingos e no feriado municipal (10 de julho).
Festas da Senhora do Bom Despacho
A Feira de Artesanato integra a programação das festas do concelho da Maia, em honra de Nossa Senhora do Bom Despacho. A romaria já começou e prolonga-se até 14 de julho. Entre muitas iniciativas, o destaque vai, obviamente, para a procissão que sai à ruas às 16 horas de dia 9 (domingo), com andores de todas as paróquias do concelho. À meia-noite do dia anterior há fogo-de-artifício. O feriado municipal é no dia 10, com missa solene às 11 horas e uma homenagem aos funcionários camarários no Parque de Avioso. No cartaz musical, vão subir ao palco das Pirâmides, sempre às 22 horas, Augusto Canário (dia 7), Cuca Roseta (dia 8), Dengaz (dia 9) e D.A.M.A. (dia 10).