
Qualifica já vai na 15.ª edição
Rui Oliveira/Global Imagens
Mais de 150 empresas e instituições vão estar na Exponor, em Leça da Palmeira, Matosinhos, a “apresentar soluções de formação e oportunidades profissionais de norte a sul do país”. A 15.ª edição da Qualifica - Feira de Educação, Formação, Juventude e Emprego abre portas a 6 de março e prolonga-se até dia 9.
A organização “convida jovens, professores e educadores” a participar na iniciativa, cujo ingresso tem o custo de quatro euros (bilhete diário). Para visitas de estudo a entrada é gratuita, mediante a inscrição da escola no site oficial.
O programa deste ano inclui uma conversa com o apresentador João Paulo Sousa sobre a temática da saúde mental, durante a qual apresentará o seu projeto pedagógico “Isso é psicológico".
Uma das novidades é o “Espaço Educar para Incluir", onde serão apresentados “projetos nacionais que promovem a preparação dos jovens para um futuro mais inclusivo”.
O InED (Centro de Investigação e Inovação em Educação), que tem como compromisso avançar a educação por meio de pesquisa e inovação; a iniciativa “Engenheiras por um Dia”, que incentiva a participação das mulheres na engenharia; a Code for All, que promove a literacia digital, capacitando pessoas a desenvolver habilidades em programação; os projetos Exploring e Inspiring the Future, que ajudam os alunos a refletir sobre o processo de tomada de decisão da área que devem seguir; e o 2AI, desenvolvido pelo Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA), que se concentra na aplicação da IA na educação, desenvolvendo soluções inovadoras para melhorar a aprendizagem e a inclusão educativas são as propostas a divulgar.
“Na programação, haverá espaço para sessões de coaching desenvolvidas por Hugo Morais, com o tema “Qual o curso que devo seguir” e, ainda, outros momentos de interesse para a geração Z, como demonstrações de barbearia, desfiles de moda e espetáculos de dança”, detalha a organização.
O programa completo da iniciativa pode ser consultado online.

