Feira de formação Qualifica estreia espaço para promover "aprendizagem ao longo da vida"
A 16.ª edição do Qualifica, que reúne professores, alunos e encarregados de educação, arranca esta quarta-feira na Exponor, em Matosinhos, e vai estrear o Salão de Mestrados, Pós-Graduações e Formação Executiva que já conta com mais de mil participantes.
Corpo do artigo
Esta secção do evento, que se enquadra no lema “aprendizagem ao longo da vida”, tem como objetivo dar oportunidade a pessoas que já estão inseridas no mundo empresarial de ganharem novas competências.
Luís Miguel Ribeiro, presidente do conselho de administração da Exponor, local que vai receber a convenção, defende que esta é uma grande oportunidade para estes alunos mais velhos evoluírem.
“Temos que trabalhar sob o mercado de trabalho atual. Quem quer adquirir mais conhecimento sente que o tem de fazer para melhorar as suas qualificações e continuar a ser um ativo importante”, explica, salientando que o projeto está pensado para quem tem emprego e, portanto, não tem muito tempo livre, uma vez que as ofertas educativas estão desenhadas para “várias formas de aprender, incluindo a via telemática”.
Esta visão é partilhada por Rui Trindade, gestor de 56 anos, que é responsável por duas empresas e que ficou com a curiosidade em modo de alerta, a partir do momento em que teve conhecimento do Salão de Mestrados.
“Dadas as funções que desempenho tenho de estar ao corrente dos desenvolvimentos. O estudo tem de ser constante e, por isso, pretendo adquirir novas ferramentas para tentar otimizar a produção e reduzir custos. Esse sempre foi o grande desafio da área”, assinala o gestor.
Oferecer perspetiva
Mas se esta parte do evento é dedicada aos mais velhos, os mais novos também não são esquecidos e têm muito para conhecer.
Neste momento, o Qualifica tem mais de 30 mil inscritos, entre visitantes e expositores, sendo que o grande objetivo é atingir os 40 mil. No que toca a este segmento mais jovem, o objetivo passa por fazer com que os visitantes “saiam da Exponor com uma melhor perceção do que querem para a vida”.
Nesse sentido, o Agrupamento de Escolas Infante D. Henrique, no Porto, vai fazer parte da convenção novamente. Segundo a diretora, Isabel Sá Costa, o grande objetivo desta participação é “dar a conhecer aos pais as valências dos cursos profissionais” e “possibilitar que os alunos conheçam os cursos existentes”.
INFORMAÇÕES
Horários
O Qualifica decorre entre esta quarta-feira e sábado, das 10 às 18 horas, na Exponor, em Leça da Palmeira, Matosinhos. Já a sub-secção do evento, intitulada Salão de Mestrados, será apenas nos dois últimos dias, das 11 às 19 horas, no pavilhão 6.
Preço de entrada
O custo de entrada no evento é de cinco euros, sendo que o ingresso para jovens até aos 17 anos é gratuito. Os bilhetes podem ser adquiridos no check-in do recinto. Já as visitas de estudo são gratuitas, mas carecem de inscrição obrigatória no site do Qualifica.