A Feira do Fumeiro de Vinhais 2025 foi apresentada, esta terça-feira, no Porto, num almoço com os produtos da região e a presença dos presidentes da autarquia de Vinhais, Luís dos Santos Fernandes, e de Rui Moreira, por parte do município portuense. Na mesa estiveram a alheira e os enchidos para delícia dos convivas.
Corpo do artigo
A feira transmontana, que cumpre a 45ª edição, vai decorrer entre os dias 6 e 9 de fevereiro. O autarca Luís dos Santos Fernandes considerou ser "bastante importante" mostrar a potencialidade dos produtos regionais, como os enchidos e a castanha, querendo que "as pessoas degustem os produtos, percebam a mais-valia que têm", bem como melhor forma de "os potenciar".
A apresentação decorreu no restaurante Oficina, na Rua de Miguel Bombarda. No almoço foi servido um menu com vários pratos, entre os quais caldo rico de casulas, alheira, guisado de grão com enchidos e vitela, e pudim de castanhas com sorvete de maçã.
Embora a sobremesa seja a única que não levou enchidos, incluiu a castanha, pelo facto de Vinhais ser a capital deste produto, e a maçã por ser uma fruta da época. O presidente da Câmara assinalou, a propósito, que a localidade de Vinhais é "a região que mais castanha produz no país".
O chef e proprietário do restaurante, Marco Gomes, também ele transmontano, considerou que "o almoço é o mesmo que dar uma volta a Vinhais". Disse ser "um orgulho estar no Porto, utilizar estes produtos fantásticos e poder cozinha-los para os convidados". Salientou que o objetivo é "enaltecer e respeitar o produto, fazê-lo brilhar e manter o sabor e tradição".
Luís dos Santos Fernandes adiantou que "o chef Marco Gomes tem sido um embaixador das iguarias de Vinhais, designadamente em vários programas de televisão". Acrescentou que, durante a Feira do Fumeiro, nas provas de degustação também lá estarão outros chefs conceituados. O evento de fevereiro promete ser concorrido e uma experiência gastronómica excecional.