Evento arranca na sexta-feira e prolonga-se até dia 6 de julho, somando atividades para diferentes públicos.
Corpo do artigo
A 49.ª edição da Feira do Livro de Aveiro, que arranca amanhã, aposta na diversidade de eventos para atrair públicos. Até 6 de julho há venda de livros, apresentações de obras de escritores portugueses e estrangeiros, debates, conversas-concerto e até a possibilidade de ver o Mundial de Clubes, num total de meia centena de propostas culturais e lúdicas gratuitas, que se repartem entre a Praça do Rossio e o Mercado do Peixe.
Este ano, para além dos 18 expositores, mais quatro do que no ano passado, não faltam motivos para visitar a feira. Segundo explicou ao JN o presidente da Câmara, Ribau Esteves, a autarquia procurou, “pela localização, pela mistura com outros eventos, pelo enriquecimento do programa no quadro de autores, multiplicar interesses e atrair diversos públicos”.
Haverá conversas com vários escritores estrangeiros. Do Brasil chegam Bruna Lombardi (4 julho, às 21.30 horas), a estrela de televisão brasileira responsável por best-sellers como “Jogo da felicidade”, e Marcelo Rubens Paiva (6 julho, às 17 horas), escritor de “Ainda estou aqui”, cuja adaptação cinematográfica valeu a Fernanda Torres o Oscar de Melhor Atriz.
A nível nacional, os destaques vão para Rita da Nova, autora de “Apesar do sangue” (este domingo, 19 horas), Isabela Figueiredo, que apresenta “Um cão no meio do caminho” (5 julho, às 18 horas). Pedro Chagas Freitas estará à conversa no dia 28 de junho, às 16 horas.
A Fan Zone vai manter-se no Rossio para ver o Mundial de Clubes. Para os mais pequenos foi criado o “Lilliput”.
Conversas com música
“Canções ridículas”, de André Gago (amanhã, às 21.30 horas, no Mercado do Peixe), abre os espetáculos celebrando o amor, num projeto inspirado por Camões, Shakespeare e Álvaro de Campos. No dia seguinte, às 18 horas, é a vez de Ricardo Ribeiro, do fado contemporâneo, participar numa conversa-concerto. Os Mesa regressam dia 27 deste mês, pelas 21.30 horas, também para o mesmo. A 5 de julho, às 21.30 horas, estará David Fonseca.