A Câmara de Gaia vai reorganizar a Feira dos Carvalhos, promovendo a inclusão de um novo setor de restauração e bebidas. Assim, passarão a ser nove os locais destinados a esta atividade, de modo a corresponder aos pedidos recebidos pelo município.
Corpo do artigo
A decisão da autarquia está relacionada com o facto de os dois espaços atualmente disponíveis para a restauração não serem suficientes para a procura. A área reduzida e a elevada concentração de consumidores obrigam, assim, a esta alteração.
Nesse sentido, a proposta da Câmara passa este setor para junto da entrada, nas imediações dos Bombeiros Voluntários dos Carvalhos, garantindo um espaço mais amplo. Além disso, permitirá separar funcionalmente este setor de outras atividades da feira.
Já o local onde atualmente as pessoas se deslocam para comer e beber também terá outro destino. O objetivo é que passe a estar disponível para acolher, de forma ocasional, projetos da economia social, nomeadamente bancas de associações, IPSS ou cooperativas locais, bem como projetos de empreendedorismo jovem, inclusão ou inovação social.
Segundo a Câmara, esta proposta pretende promover o crescimento sustentável e o reforço do papel económico, cultural e social da Feira dos Carvalhos, melhorando a capacidade de resposta aos desafios que enfrenta.