Feira dos Santos de Cerdal anima milhares de portugueses e galegos no fim de semana

Este sábado, Dia de Todos os Santos, marca o ponto alto da feira secular
Foto: Direitos reservados
A freguesia de Cerdal, em Valença, recebe este sábado e domingo a tradicional Feira dos Santos, que todos os anos junta milhares de portugueses e galegos.
O evento popular com mais de três séculos, recentemente classificado como Património Cultural Imaterial de Portugal, repete a formato do costume. No recinto haverá mais de 400 tendas onde se encontra um pouco de tudo: vestuário, calçado, têxteis-lar, louças, utensílios e maquinaria agrícola, produtos do campo, gado bovino, equino, caprino e ovino. Também se instalam tasquinhas tradicionais e parques de diversões, e uma pista de corridas de cavalos (no dia 1 de novembro, a partir das 15 horas), onde animais de raça Garrano "participam nas tradicionais corridas em passo travado e demonstram a elegância e robustez desta raça autóctone".
"Este evento secular, considerado o principal certame de outono entre a Galiza e o Norte de Portugal, distingue-se pela sua forte ligação às tradições e rituais que marcam a identidade local", nota em comunicado a Câmara de Valença, referindo que "a autenticidade que a carateriza valeu à Feira dos Santos a classificação de Património Cultural Imaterial de Portugal, distinção que ostenta pelo terceiro ano consecutivo ao longo dos seus mais de três séculos de existência".
Este sábado, Dia de Todos os Santos, marca o ponto alto desta feira secular. O dia 2, domingo, é conhecido como "Feira das Trocas", onde os visitantes podem trocar produtos comprados na véspera e que, por algum motivo, não os satisfazem.
Fazem também parte da tradição, nas noites de 31 de outubro e 1 de novembro, os convívios à mesa, regados com vinho novo e petiscos típicos como rojões, moelas, bifanas e pratos de bacalhau. Haverá ainda animação com concertinas e desgarradas.

