Santa Maria da Feira tem, desde a passada quarta-feira, um novo Jovem Autarca. Gonçalo Pinto, de 15 anos, vai ter disponível um orçamento de 10 mil euros para “melhorar Santa Maria da Feira”.
Corpo do artigo
Natural da freguesia de S. João de Ver e estudante da Escola Básica e Secundária de Santa Maria da Feira, Gonçalo Pinto foi eleito com 660 votos para a 10ª edição do projeto de cidadania ativa Jovem Autarca.
Diz ter-se candidatado a este projeto com “grande entusiasmo e dedicação”, convicto de que fará a diferença junto dos seus pares. Na cerimónia de tomada de posse, o Jovem Autarca agradeceu a todos os que votaram nele e também aos que não votaram, reforçando que o importante agora é “olhar em frente e trabalharmos em equipa para melhorarmos Santa Maria da Feira”.
Inês Lopes foi eleita como primeira vereadora, com 635 votos, e terá o poder de representação do Jovem Autarca. O segundo vereador, Domingos Lopes, foi eleito com 501 votos. Todos os candidatos – 18 jovens com idade média de 15 anos – vão integrar a equipa desta 10ª edição, trabalhando em conjunto para colocar em prática as medidas que irão delinear e que consideram que acrescentam valor, nas mais diferentes áreas, para todos os jovens e para o território.
A Câmara Municipal da Feira foi pioneira na promoção, em 2014, de um projeto de cidadania ativa e de democracia participativa que tem como objetivo “potenciar comportamentos de cidadania, valorizar as opiniões dos jovens, as suas ideias e perspetivas para o futuro". Para a concretização dos seus projetos “de acordo com uma gestão rigorosa e eficaz dos dinheiros públicos, é atribuído um orçamento anual de 10 mil euros”.
A presente edição contou com uma mensagem do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, que realçou a “inovação” deste projeto que “foi criado e inspirou outros municípios ao longo do tempo a fazer iniciativas parecidas (…) Um projeto que tinha e continua a ter um propósito muito importante: trazer os jovens para dentro das instituições democráticas.”.
Já o presidente da Câmara Municipal, Emídio Sousa, diz ter “um especial carinho pelo projeto Jovem Autarca", dado que foi o seu "primeiro grande projeto enquanto presidente de Câmara”.
“Sinto-me verdadeiramente orgulhoso por constatar que no Município que lidero crescem jovens ativos, informados, preocupados com o que os rodeia, com vontade de participar nas decisões políticas do concelho, de se fazerem ouvir, de concretizarem projetos e quererem agarrar o Futuro nas suas mãos”, referiu.