Santa Maria da Feira passou a integrar a Rede Europeia de Celebrações da Semana Santa e Páscoa. A candidatura, aprovada esta terça-feira, é considera um reconhecimento do trabalho desenvolvido nas recriações e preservação das tradições da Semana Santa.
Corpo do artigo
“É o reconhecimento da tradição herdada, do trabalho desenvolvido e da vontade de querer e saber fazer”, afirmou padre César Costa, responsável pelo Grupo Gólgota e coordenador da Semana Santa.
Ao JN, explicou que esta integração na rede europeia é o culminar de uma candidatura efetuada “há mais de um ano”.
“É um prazer e uma satisfação enorme ver cumprido este desejo. Estou muito orgulhoso enquanto feirense e vamos continuar a apostar na promoção das tradições e recriações da Semana Santa de Santa Maria da Feira”, disse.
A Assembleia-geral, onde foi decida a integração da Feira, elegeu também uma nova junta diretiva, sendo o padre César Costa eleito vogal da mesma.
Para o presidente da Câmara Municipal, Amadeu Albergaria, a integração na Rede Europeia “não é apenas um marco importante para a nossa cidade e para todos os feirenses; é o testemunho da riqueza, da dedicação e entrega com que vivemos as nossas tradições pascais; é também o resultado do nosso compromisso em preservar e partilhar o nosso património cultural único”.
O autarca considera que a Semana Santa de Santa Maria da Feira “é mais do que uma manifestação de fé; é a expressão viva da nossa identidade cultural, reunindo toda a comunidade e todos os que nesta época nos visitam num espírito de comunhão e reflexão”.
“Agradeço a todos os que 'constroem' a nossa Semana Santa. Juntos provamos que a nossa herança cultural está viva, é relevante e digna de reconhecimento internacional”, referiu.
A 27ª edição da Semana Santa de Santa Maria da Feira vai contar com 37 iniciativas culturais e religiosas numa programação de fé e evocação da história do cristianismo que se assinala desde Quarta-feira de Cinzas, 14 de fevereiro, até 7 de abril.
A Rede Europeia de Celebrações da Semana Santa e Páscoa foi criada em 2019 e faz parte da Fundação Italiana Federico II.
A Comissão de Quaresma e Celebrações da Semana Santa, em Braga, faz também parte deste organismo.