Frequência Z, assim se designa o concurso criado para dar palco a projetos musicais emergentes e com o qual a Câmara da Feira pretende apoiar jovens músicos do concelho. Os vencedores serão premiados com uma bolsa no valor de mil euros, a produção de um videoclip profissional e a atuação no Festival da Juventude.
Corpo do artigo
O novo concurso pretende não só divulgar novos talentos musicais, mas também “incentivar a fruição pública da música” e aproximar a comunidade das práticas artísticas locais, adianta a autarquia.
Além disso, está alinhado com a estratégia do município de promover a comunicação digital e proporcionar experiências públicas significativas para os jovens artistas.
As inscrições decorrem entre 1 e 20 de abril e destinam-se a projetos individuais ou coletivos compostos por jovens naturais ou residentes no concelho, com idade igual ou inferior a 30 anos. No caso de grupos, pelo menos um dos elementos deve cumprir este critério e a média etária da formação não pode ultrapassar os 30 anos.
Os três vencedores do concurso receberão um conjunto de prémios que inclui uma bolsa de mil euros, a produção de um videoclip profissional e a oportunidade de atuar no Festival da Juventude da Feira.
Artistas locais
A identidade visual do concurso foi desenvolvida com o contributo do Conselho Consultivo Jovem da Feira, tendo o nome Frequência Z sido escolhido como uma referência tanto à componente musical, como à geração de jovens a que se destina, caracterizada pelo domínio das novas tecnologias e da comunicação digital.
O projeto insere-se no Festival da Juventude, que terá lugar nos dias 11 e 12 de julho, no Parque da Cidade de Lourosa. Este evento inclui um conjunto diversificado de atividades, desde espetáculos musicais a workshops e experiências formativas, visando o envolvimento dos jovens e a promoção de espaços de participação para artistas locais.