A Câmara da Feira propôs a criação de uma estação ferroviária junto ao centro de congressos Europarque, em Santa Maria da Feira, e uma ligação direta da Linha do Vouga à do Norte. A proposta foi apresentada ao Governo anterior e ao atual, adiantou Amadeu Albergaria.
Corpo do artigo
Santa Maria da Feira pretende ter uma estação ferroviária junto ao centro de congressos Europarque, aproveitando uma das estruturas da linha do TGV (Posto de Ultrapassagem e Estacionamento de Comboios - PUEC), e construir uma ligação direta da linha do Vouga à do Norte, adiantou o presidente da autarquia, Amadeu Albergaria.
"A Câmara da Feira propôs que uma das estruturas da linha de alta velocidade, tecnicamente designada por PUEC [Posto de Ultrapassagem e Estacionamento de Comboios] (...), pudesse ser transformada numa estação", disse à Lusa o autarca.
Amadeu Albergaria (PSD) esclareceu que esta estação "não seria para a linha de alta velocidade, mas para os outros comboios que vão também circular - como aliás já foi confirmado, nomeadamente Alfas e Intercidades - nesta linha". "O assunto, neste momento, está no seguinte ponto: como já foi aberta a concessão [da linha de alta velocidade], essa decisão não foi tomada, ainda. Pode ser que durante o processo, ou num momento posterior, este ponto técnico designado por PUEC possa vir a ser transformado numa estação", referiu, sublinhando que a proposta foi colocada ao anterior governo e ao atual.
Na semana passada, foi adjudicado o primeiro troço da linha de alta velocidade (Porto - Oiã), não incluindo qualquer alteração face ao anteriormente previsto em Santa Maria da Feira.
Caso a estação seja construída, o Município compromeute-se a fazer "as ligações rodoviárias, que ficam muito perto do Europarque", bem como "as condições necessárias para aparcamento automóvel".
Ligar a Linha do Vouga à Linha do Norte
Mais a norte, em estudo está também a integração da Linha do Vouga na Linha do Norte, e Amadeu Albergaria disse que o "mais possível de suceder é uma ligação direta da Linha do Vouga à Linha do Norte", referiu.
Em causa está a ligação entre as duas linhas em Espinho, "diretamente antes da estação, sem transbordo", chegando um passageiro vindo de Santa Maria da Feira ou Oliveira de Azeméis "no mesmo comboio ao Porto".
Questionado se isto significa correção de traçado na Linha do Vouga, Amadeu Albergaria referiu que ainda não estão "todos os estudos técnicos totais, mas nalguns sítios sim".
Já quanto ao facto da Linha do Vouga ter bitola métrica e a Linha do Norte bitola ibérica, questionado sobre se foi aberta a possibilidade de instalar carris com duas bitolas, o autarca disse que "também se abordou essa questão", mas ainda nada está fechado.
"O compromisso é que, durante o mês de outubro, o Governo anunciaria medidas de requalificação integral da Linha do Vouga, com a sua ligação direta à Linha do Norte", disse o autarca.
Já sobre a possibilidade de ligar a Linha do Vouga à futura linha de alta velocidade e aproveitar o último troço desta antes do Douro para um serviço expresso até Santo Ovídio (Gaia) e Campanhã (Porto), Amadeu Albergaria disse que também "já se falou sobre essa possibilidade".
"Todas estas possibilidades estão em aberto. Vão ter que ser alvo ainda de decisão do Governo e discussão entre todos os autarcas", vincou, assegurando que "o Governo priorizou a Linha do vale do Vouga como prioridade para investimentos fortes".
Em setembro, o ministro das Infraestruturas e da Habitação, Miguel Pinto Luz, revelou, após uma reunião na Área Metropolitana do Porto, que o Governo estava a estudar a possibilidade de ligar a Linha do Vouga à Linha do Norte, mas sem solução definida.