A manhã desta quinta-feira em Barcelos ficou marcada por um verdadeiro colapso na circulação rodoviária. Todas as entradas para o centro da cidade ficaram entupidas devido à tradicional Feira Semanal, com filas que, em muitos casos, chegaram aos cinco quilómetros.
Corpo do artigo
A saída da A11, no nó de Barcelos, também ficou congestionada, e nem os transportes públicos escaparam ao cenário: os autocarros circulavam com atrasos que chegaram a rondar uma hora. Apenas os veículos de emergência conseguiam furar o trânsito.
A prever o problema, a Câmara Municipal aprovou uma medida para tentar aliviar a pressão no trânsito às quintas-feiras: durante todo o mês de agosto, os Transportes Urbanos de Barcelos (TUBA) são gratuitos, aplicando-se a todos os circuitos urbanos e municipais. O objetivo é incentivar os visitantes e munícipes a deixar o carro em casa e a recorrer ao transporte público, especialmente numa das épocas de maior afluência no concelho. Além disso, instalou diversos parques de estacionamento na periferia, com ligação do TUBA.
A autarquia aprovou, também, restrições de trânsito no sentido sul-norte da Avenida da Liberdade e da Avenida Doutor Sidónio Pais, entre a estátua do Bombeiro e a rotunda Motard, permitindo a circulação apenas a veículos com destino ao hotel, CTT, PSP, cargas e descargas e transportes públicos.
A Feira Semanal de Barcelos é considerada uma das maiores e mais antigas do país, atraindo todas as quintas-feiras de agosto milhares de visitantes que, apesar do trânsito caótico, continuam a não prescindir desta tradição.