A época da amendoeira em flor ainda é um dos maiores cartazes turísticos dos concelhos do Douro Superior no Nordeste Transmontano, onde os agricultores e produtores aproveitam as feiras organizadas pelos municípios para divulgar e vender a produção agrícola. Este sábado, Vila Verde voltou a receber muitos visitantes.
Corpo do artigo
As feiras, que se realizam aos fins de semana em Vila Flor, Torre de Moncorvo, Freixo de Espada à Cinta, Mogadouro e Foz Côa, entre meados de fevereiro e o início de março, atraem visitantes de outros pontos do país, que vêm pela paisagem das encostas de amendoeiras floridas, mas acabam por comprar produtos locais, almoçar e até pernoitar.
Ontem em Vila Flor, os expositores esperavam pelos clientes como José Manuel e Armandina Vilela, residentes no Porto, que se meteram à estrada para dar uma volta pelo Nordeste. “É a primeira vez que venho nesta época. Acho a paisagem bonita. Dou uma voltinha por vários concelhos”, contou José Manuel, que ia aproveitar para participar no desfile de carros clássicos em Vila Flor. “Vim de carro porque é mais cómodo. Não sou adepto de excursões”, diz.