A Liga Portuguesa Contra o Cancro - Núcleo Regional do Norte (LPCC-Norte) está a promover a Feirinha de Verão Solidária, uma iniciativa na qual as receitas revertem a favor dos doentes oncológicos e da investigação para a luta contra esta doença.
Corpo do artigo
O evento termina na sexta-feira e decorre no edifício da Unidade de Cuidados Continuados do IPO-Porto. Esta feira solidária acontece há cerca de 40 anos e consiste na venda de bens doados por várias empresas e particulares. De mobília, a produtos alimentares e até peças de vestuário, há de tudo um pouco, sendo que a iniciativa já ganhou uma dimensão que lhe permite integrar o orçamento da LPCC-Norte.
"O nosso objetivo é ultrapassar a meta do ano passado, que foram quase 90 mil euros. Às vezes tenho de insistir para conseguir os bens para venda mas, no final de cada edição, o trabalho é bastante gratificante e temos muito apoio de várias entidades", explica Guilhermina Azevedo, coordenadora do projeto há cerca de 20 anos.
Além do investimento na investigação, os valores angariados ajudam a dar condições a doentes oncológicos. "Ajudamos muito este tipo de pacientes que estão em estado ambulatório. Parte essencial da ajuda é em medicação. Há muitos doentes que não podem interromper o tratamento e que nos pedem ajuda porque sozinhos não o conseguem pagar", partilha a responsável.