A felicidade nas empresas é o mote para o encontro que deverá juntar cerca de 15 mil pessoas na Alfândega do Porto no dia 17 de setembro. O Happiness Camp: Sustentabilidade Humana apresenta-se como "a maior conferência europeia dedicada à felicidade corporativa".
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Esta será a terceira edição da iniciativa, promovida pela Associação Happiness Camp. O objetivo, refere-se em comunicado, é "o combate ao paradigma atual do mundo corporativo, onde o "burnout" e a depressão predominam, promovendo um ambiente de trabalho mais saudável e feliz". A participação é gratuita, mediante inscrição. São esperadas 15 mil pessoas de várias nacionalidades e 500 empresas.
"A 3ª edição do Happiness Camp pretende discutir a felicidade como um todo, através da partilha de conhecimentos, sensibilização e criação de uma comunidade de apoio, onde os participantes possam trocar e aprender as melhores práticas sobre felicidade. Só em 2023, 75% dos participantes relataram ter implementado novas estratégias de bem-estar nas suas empresas, levando a um aumento mensurável da satisfação e bem-estar dos funcionários", diz a organização.
"Este ano, mais do que nunca, queremos abordar a urgência da felicidade corporativa, especialmente num momento em que os dados mostram uma realidade de degradação alarmante da saúde mental em Portugal, mas também uma crise de emigração de talento jovem, onde o burnout e a depressão predominam a realidade corporativa portuguesa", sublinha António Pedro Pinto, presidente da Associação Happiness Camp, citado no comunicado. "Ao reunir líderes, especialistas e a comunidade em geral, acreditamos que podemos inspirar transformações profundas que não só melhoram a vida dos indivíduos, mas também fortalecem o tecido social e empresarial do nosso país", acrescenta o responsável.
O Happiness Camp 2024 contará com dois palcos principais - o Happy Stage e o Joyful Stage - onde decorrerão mais de 25 palestras de especialistas internacionais e nacionais em felicidade e sustentabilidade humana. A promoção do bem estar no local de trabalho, a liderança consciente e a experiência do colaborador são alguns dos temas em destaque.
Lori George, ex-Diretora Mundial de Diversidade, Equidade e Inclusão na Coca-Cola, Kerri Warner, diretora mundial de Comunicação Interna na Spotify, Jen Fisher, diretora de Sustentabilidade Humana da Deloitte, e Tom Freeman, diretor de Cultura Organizacional da Headpsace, são nomes em destaque para o Happy Stage, segundo a organização.
Para o Joyful Stage, os promotores sublinham as presenças de Sonya Barlow, CEO da LMF Network e apresentadora da BBC, Zaheer Ahmad, membro do Conselho de Diversidade, Equidade & Inclusão da Toyota Motors; e Stefanie Sword-Williams, CEO da Fuck Being Humble.
O programa da iniciativa inclui experiência interativas e trabalho em rede. Os Happiness Labs, por exemplo, serão "sessões práticas, em formato de masterclasse, que proporcionarão aos participantes a oportunidade de aprender e aplicar técnicas para melhorar a experiência do colaborador, aprimorar culturas organizacionais, e trabalhar a saúde mental". Estas formações carecem de inscrição prévia e "abordarão temas como linguagem corporativa inclusiva, a humanização da marca, e psicologia positiva".
Segundo a organização, nas duas primeiras edições, o Happiness Camp teve mais de 10 mil participantes e de 300 empresas.