
Guimarães vai centralizar as festividades no Largo do Toural
Foto: Miguel Pereira
A noite da passagem de ano, em Guimarães, festeja-se no Largo do Toural, a começar com os HMB e a prolongar-se pela madrugada com o DJ set de Fernando Alvim. No primeiro dia de 2026, realiza-se o habitual Concerto de Ano Novo, desta vez com a promessa de mais bilhetes disponíveis. A cidade continuará a festejar nos primeiros fins de semana de janeiro, com os cantares dos Reis. As festividades encerram com um concerto dos ADIAFA, no dia 17 de janeiro, no Teatro Jordão.
Guimarães vai centralizar as festividades da noite de passagem de ano no Largo do Toural. A sonoridade soul/funk dos HMB marca o arranque da festa às 22.30 horas e, quando faltarem dez minutos para a meia-noite, entra a Dupla Mete Cá Sets, que vai ter a seu cargo a contagem dos últimos segundo de 2025. O arranque de 2026 vai ser assinalado por um espetáculo pirotécnico, com o fogo a ser lançado das traseiras dos hotéis Guimarães e Fundador, para dar a quem estiver no Toural uma vista privilegiada. Quando o ano novo já tiver uma hora e meia, começa o DJ set de Fernando Alvim.
A 1 de janeiro, às 17 horas, realiza-se o já tradicional concerto de ano novo, com a Orquestra de Guimarães, dirigida pelo maestro Vítor Matos e a participação da Academia de Bailado de Guimarães. Em outros anos, a oferta de bilhetes tem sido muito inferior à procura, com muita gente a criticar a distribuição de ingressos a convidados. No concerto de 2026, a vereadora da Cultura, Isabel Ferreira, promete "disponibilizar um número muito mais significativo de bilhetes, que vão estar à venda a partir de hoje".
Concerto dos ADIAFA encerra as festividades
As celebrações do ano novo prolongam-se pelo mês de janeiro, com "Guimarães Canta os Reis", um programa que leva grupos folclóricos e etnográficos do concelho até à cidade. Nos dias 10 e 17 de janeiro, os grupos vão percorrer as ruas do centro cantando os Reis e as Janeiras, convergindo no final para o coreto Alameda de São Dâmaso. O último momento das celebrações da entrada em 2026 é o concerto dos ADIAFA, que apresentam o seu novo trabalho - "Natal dos Reis" -, no Teatro Jordão, com a participação do guitarrista vimaranense Manuel de Oliveira.

